simcards

A GSMA, padrão mundial das operadoras de telecomunicações, anuncia hoje (2) um acordo internacional onde algumas das principais operadoras de telefonia móvel do planeta participam, com o objetivo de desenvolver um padrão comum de SIM virtual para todo o mercado.

A Apple apresentou em outubro de 2014 o SIM card em branco, que viria integrada em seus futuros dispositivos, como alternativa ao SIM tradicional, mudando o modelo de identificação dos usuários na operadora móvel de suporte físico por um SIM virtual, que reduzir o controle que as operadoras possuem sobre os seus serviços. A ideia da parceria é tentar evitar que isso aconteça.

A parceria é capitaneada por equipes de trabalho lideradas pelas operadoras Movistar, Vodafone e Deutsche Telekom. Esse SIM virtual (soft-SIM) se transformaria em mais um item a ser adicionado na fabricação do dispositivo, de poderia de forma remota via conexão sem fio realizar a ativação, mudança ou controle das especificações da linha do dispositivo, evitando que fabricantes como a Apple controlem a provisão do serviço.

Com o SIM virtual, os usuários se beneficiariam na hora de realizar portabilidades, que serão mais ágeis e dispensando a troca física do SIM, além de ser mais fácil escolher uma operadora quando você faz uma viagem para outro país, com uma maior comodidade na hora de habilitar o serviço.

Via Expansión