Através de um comunicado via assessoria de imprensa, a TIM Brasil anuncia que é uma das operadoras de telefonia móvel participantes do projeto do Governo Federal “Banda Larga 0800”. O anúncio foi feito hoje (12) em Brasília, no Ministério das Comunicações.

A iniciativa tem como objetivo principal oferecer acesso à internet pelo celular para determinados sites ou serviços sem a necessidade de contrato de pacote de dados. O serviço funciona de forma semelhante ao 0800 dos serviços de voz existentes hoje, onde quem paga a chamada não é o usuário que acessa o site, mas sim o dono da página acessada.

Um site de testes foi criado (http://bandalarga.0800.br), onde as informações dos serviços oferecidos pelo Governo estão descritos. Esse site será utilizado pelos participantes do projeto para verificar a funcionalidade do serviço. Inicialmente, 80 cidadãos da cidade-satélite de São Sebastião (DF) participarão dos testes. A TIM oferece para esses testes 20 kits, contendo smartphones Samsung Galaxy Y, com o plano Infinity Pré habilitados nas linhas, com créditos no valor de R$ 15, para realizar a navegação por 30 dias (R$ 0,50 por dia).

A iniciativa é muito interessante, e é mais um passo para popularizar o acesso à web em dispositivos móveis no Brasil. Afinal, não faz muito sentido gastar do nosso pacote de dados para acessar os sites públicos e alguns serviços que, nos serviços de telefonia de voz, são gratuitos. Esperamos por novas notícias do projeto, tais como os resultados desses testes.

Via Assessoria de Imprensa