oneplus-one-ubuntu-touch

O OnePlus One acaba de receber uma ROM oficial do Ubuntu Touch, sistema operacional da Canonical para smartphones.

O motivo para tal manobra é simples: o Ubuntu Touch está tendo um avanço mais lento do que o esperado pela Canonical, a ponto de muitos temerem que o projeto caia no esquecimento. Porém, a comunidade de desenvolvedores segue buscando soluções, entregando o software para onde for possível.

No caso do sistema da Canonical, eles não contam com acordos com fabricantes para construir dispositivos especificamente pensados no Ubuntu Touch. Logo, uma vez que a ROM do sistema chegou aos fóruns de desenvolvedores, eles decidiram trabalhar justamente no OnePlus One, um dos smartphones mais populares de 2014. E já há uma promessa de adaptação do software para o OnePlus X, com a ajuda do MultiROM.

multiROMAndroid

MultiROM é um aplicativo para Android que está disponível na Google Play, que permite simular vários sistemas operacionais em um mesmo dispositivo. Desse modo, você não precisa eliminar o Android para colocar o Ubuntu Touch no seu lugar, podendo ter os dois funcionando com uma mudança entre eles através de uma simples reinicialização.

Por enquanto, as ROMs são a melhor opção para colocar o Ubuntu Touch no seu smartphone. É necessário que o mesmo conte com uma ROM compatível, mas sempre será melhor isso do que comprar um dispositivo que já conte com o sistema operacional. Os modelos Meizu PRO 5, bq Aquaris E5 HD Ubuntu Edition e outros similares são muito tentadores, mas este sistema operacional é ainda pouco maduro. Melhor testar antes de investir nele.

Via OnePlus