OnePlus 5

 

Virou regra: basta um novo smartphone chegar ao mercado, e temos alguma polêmica ou problema. O OnePlus 5 é o problemático da vez, com muitos usuários reclamando de um estranho efeito gelatinoso durante o scrolling.

É difícil explicar o que acontece. O problema pode passar desapercebido para grande parte dos usuários, mas se torna aparente para quem for mais suscetível aos fenômenos visuais. Lembra um pequeno lag com distorção, como se a imagem se comprimisse e se expandisse de leve.

O efeito existe, o que causa alguma estranheza, ainda mais em uma OnePlus 5 com tela Full HD AMOLED, algo que não traria qualquer tipo de dificuldade de gerenciamento para um processador poderoso como é o Snapdragon 835. Muito menos um atraso na atualização dos pixels.

A OnePlus afirma que este não é um defeito, mas sim um efeito natural da tela. Os mais curiosos não se convencem disso. A explicação mais plausível é que o fenômeno aconteceria porque o OnePlus 5 usa a tela AMOLED ao contrário, fazendo com que o varrimento da atualização da tela aconteça de baixo para cima, em vez de cima para baixo.

Tal teoria pode ser confirmada de forma bem simples: colocando o OnePlus 5 de ponta a cabeça e fazendo o mesmo teste de scrolling. Nesse modo, o efeito gelatinoso não será perceptível.

Não é um problema grave (ou visível para muitos usuários). Mesmo assim, seria bom ver a OnePlus explicando melhor o fenômeno no lugar de dizer que tudo está bem. É um dispositivo top de linha, com preço de top de linha, e esse tipo de problemas passa a ser cada vez menos desculpável.

Veja a seguir o vídeo que mostra o jelly scrolling no OnePlus 5, e tire as suas próprias conclusões.