oneplus-2-oficial-01

Agora é pra valer. Depois de vários rumores e vazamentos, o OnePlus 2 foi oficialmente apresentado. O modelo é apenas o segundo dispositivo de sua fabricante, que tem apenas um ano de vida, mas com uma velocidade meteórica conseguiu atrair todos os holofotes. E as expectativas foram correspondidas, e temos aqui um dos modelos mais promissores de 2015.

O OnePlus One foi muito bem sucedido por conta da sua relação custo-benefício, algo que foi muito difícil igualar no segundo modelo. Temos agora mudanças importantes no software, novidades relevantes nos elementos de hardware, e outros itens que colocam esse modelo em um novo patamar.

A OnePlus quis colocar no mercado um produto mais maduro em todos os aspectos, com um sistema de vendas parecido com o do primeiro modelo, baseado em convites e aquisição através da internet.

Com uma excelente estética, espera-se que dessa vez a produção também tenha melhorado, reduzindo assim os problemas e complicações para que o dispositivo chegue nas mãos do cliente.

Pois bem, chegou a hora de conhecer o OnePlus 2 (ou confirmar alguns vazamentos das últimas semanas).

 

O mesmo tamanho, com a adição do metal

oneplus-2-oficial-02

O OnePlus 2 mantém a tela de 5.5 polegadas, mas muda levemente as suas dimensões e peso: ele é mais estreito, menos alto e um pouco mais grosso (151.8 x 74.9 x 9.85 mm). Os materiais também mudaram, onde o seu chassi é agora de uma combinação de magnésio e alumínio, adornando suas laterais. Por conta disso, o smartphone é um pouco mais pesado do que o original (175 gramas, contra 162 do OnePlus One).

As carcaças removíveis com diferentes designs e materiais estão presentes: Bamboo, Black Apricot, Rosewood, Kevlar e o Sandstone Black – este último vem de série -. E sua tela LCD conta com resolução Full HD com ângulo de visão de 178 graus, proteção Gorilla Glass e 600 nits de brilho. Números muito elevados, principalmente se pensarmos que os novos iPhones contam com 550 nits de brilho.

 

O polêmico Snapdragon 810, na sua versão 2.1

oneplus-2-oficial-03

A Qualcomm criou uma nova versão do polêmico processador Snapdragon 810, na versão 2.1. Esse chip está presente no OnePlus 2 e também no último Xperia Z e no Mi Note Pro. Esse chipset de 64 bits foi melhorado na velocidade da GPU e da memória, reduzindo seus níveis de calor sem reduzir o seu desempenho. Com a tela Full HD, ele deve se comportar bem, e a OnePlus promete que fez um trabalho de otimização no Oxygen OS para que o conjunto trabalhe sem problemas.

Sobre a memória, temos duas opções para o mesmo hardware. Uma versão possui 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM LPDDR4, e a segunda opção (mais acessível) conta com 16 GB de armazenamento e 3 GB de RAM. O aumento de espessura nesse caso é bem vindo, já que a bateria aumentou em 200 mAh, alcançando assim os 3.300 mAh.

Também vale a pena lembrar que o OnePlus 2 é compatível com as redes LTE e suporte ao dual nano SIM, mas deixa de lado o suporte NFC e o sistema de recarga rápida de bateria. E na parte inferior do dispositivo, novidades interessantes: o conector USB reversível para recarga e troca de dados, além de um sensor de digitais que é muito rápido.

 

O USB reversível

oneplus-2-oficial-04

O USB Type-C é a única via para recarga e dados, oferecendo a comodidade de ser reversível nas duas extremidades. Além disso, o cabo que acompanha o smartphone foi desenhado de forma quadrada e plana, o que deve prolongar a sua vida útil, facilitando a vida do usuário na hora de ser guardado.

 

Sensor de digitais

Uma das adições mais chamativas, e que é uma das tendências para os futuros lançamentos de smatphones. A OnePlus promete que o seu leitor de digitais será o mais rápido no funcionamento, com um tempo de reconhecimento inferior a meio segundo.

O sensor do OnePlus 2 pode desbloquear o dispositivo de acordo com cinco perfis salvos. Nas imagens é possível ver que ele está alojado na parte frontal, abaixo da tela, mas em um botão capacitivo, e não físico.

 

Alert Slider

oneplus-2-oficial-05

Em uma das alterais do OnePlus 2, temos um botão físico com três posições, que foi batizado como Alert Slider. Ele permite que o usuário alterne entre três perfis de notificações, sem precisar ligar o dispositivo. No primeiro deles (none), é possível desativar todas as notificações (exceto alarmes), no modo intermediário (priority), ficam ativos os avisos de contatos importantes, e no último (all), todas as notificações ficam ligadas.

 

Um sensor de 13 megapixels com muitos predicados

oneplus-2-oficial-27

O hardware da câmera do OnePlus 2 é muito bom, com um sensor Sony de 13 megapixels, em posição central para que o seu dedo não cubra esse sensor jamais. Sua lente possui seis elementos e abertura máxima de f/2.0, além de um potente flash dual LED, modo RAW e gravação de vídeos em 4K.

Esse sensor também conta com sistema de estabilização ótica de imagem, que vem acompanhado com um sistema de laser que auxilia o foco, com um tempo de resposta de 0.33 milissegundos. Esse sistema é da Omnivision, e estará presente de forma exclusiva no modelo da OnePlus durante alguns meses.

Por fim, o sensor frontal é de 5 megapixels.

 

Olá, Oxygen OS. Adeus, Cyanogen

oxygen-os-01

A relação entre Cyanogen e OnePlus acabou da pior forma possível, e isso fez com que a segunda criasse a sua própria ROM baseada na última versão do Android (5.1 Lollipop), a Oxygen OS.

Encontramos nessa ROM o teclado SwiftKey, a personalização das notificações do LED multicores, modos de visualização especiais como o Dark Mode ou o Accent Colors, o OnePlus 2 Audio Tuner (MaxxAudio) e uma grande variedade de gestos com a tela apagada.

oxygen-os-04

Também está disponível o novo modo Shelf, em versão beta. Este é um modo que permite deslizar uma tela para a direita, no desktop, onde essa tela aparece nos aplicativos e contatos mais utilizados.

 

A compra com convites

oneplus-2-oficial-07

O OnePlus 2 estará disponível em duas versões, que se alternam na quantidade da memória interna. A versão com 16 GB custa US$ 329, e a versão de 64 GB sai por US$ 389. Os convites para compra estarão disponíveis a partir do dia 11 de agosto nos EUA e Europa, e em 31 de julho, nove pontos de venda ao redor do planeta serão montados para que as pessoas possam conhecer o smartphone e solicitar o convite.

Os demais precisam ficar atentos nas redes sociais. A partir de 1 de agosto, é possível solicitar convites para amigos que já contam com um convite.

A seguir, os vídeos promocionais do lançamento do OnePlus 2, e mais fotos do produto.

oneplus-2-oficial-17oneplus-2-oficial-33 oneplus-2-oficial-32 oneplus-2-oficial-31 oneplus-2-oficial-30 oneplus-2-oficial-28 oneplus-2-oficial-26 oneplus-2-oficial-25 oneplus-2-oficial-24 oneplus-2-oficial-23 oneplus-2-oficial-22 oneplus-2-oficial-21 oneplus-2-oficial-20 oneplus-2-oficial-19 oneplus-2-oficial-18 oneplus-2-oficial-16 oxygen-os-06 oneplus-2-oficial-15 oxygen-os-05 oneplus-2-oficial-14 oxygen-os-03 oneplus-2-oficial-13 oxygen-os-02 oneplus-2-oficial-12 oneplus-2-oficial-11

Via OnePlus