AVM-2

Na hora de maximizar o aproveitamento de um roteador WiFi, é comum adotar diversas configurações, indo de segurança até troca de canais. Mas há um detalhe que nem todos valorizam: a posição do seu roteador na casa ou escritório.

Muitos entendem que isso não tem importância, mas estes estão enganados. A posição do roteador influi e muito na experiência com dispositivos conectados em modo sem fio. Não estando em uma boa posição, a intensidade de sinal recebida em certas áreas não será boa, o que pode resultar em quedas e baixas velocidades, ou até mesmo criando zonas mortas de sinal.

Esse post deixa algumas dicas básicas que podem melhorar o posicionamento do seu router WiFi.

 

1. Busca por posições centrais

O ideal é tentar deixar o router no centro de sua casa ou escritório, para que o sinal seja melhor repartido e chegue de forma mais uniforme para todas as dependências, ainda que em áreas mais distantes o sinal fique inevitavelmente mais débil. Se colocarmos em um cano, teremos áreas onde o sinal apenas chegará, mas a conexão será fraca ou quase nula.

 

2. Evite muros e objetos metálicos

Os muros enfraquecem o sinal, absorvendo o mesmo. Logo, devemos tentar evitá-los, colocando o router em espaços abertos, onde o sinal pode chegar com mais facilidade em outras áreas.

É importante ter em conta que, de um modo geral, muros e tetos freiam menos o sinal do que os muros que separam as casas, de modo que se estabelecemos uma boa colocação do roteador será possível obter um sinal muito bom em quase qualquer canto da casa.

Por outro lado, objetos metálicos também são inimigos naturais, pois dissipam o sinal.

 

3. Não deixe o roteador próximo ao microondas

Não que eu imagine que muitos farão isso. Mesmo assim, é importante alertar que os microondas são inimigos naturais das conexões WiFi, operando na mesma frequência dos routers sem fio (2.4 GHz), e podem gerar interferências que limitam a qualidade do sinal. Logo, quanto mais longe ficar os dois produtos, melhor.

Como dado curioso, também é preciso levar em consideração que as áreas com muitas pessoas também podem debilitar o sinal, já que os seres humanos são compostos de 70% água, e por isso pode afetar negativamente na qualidade do sinal.

 

4. Colocar o roteador em uma posição elevada

FRITZ!Box 7580

Manter o router em uma posição alta pode ajudar a melhorar a qualidade do sinal, principalmente nas áreas mais distantes nas casas e escritórios com dois andares. Obviamente não há milagres aqui, mas somando com os outros itens já vistos nesse post, podemos obter uma melhora considerável.

 

5. Trabalhe com a posição das antenas

É bem simples. Se colocamos as antenas para cima, melhoramos a longitude do sinal e o alcance da mesma. Se colocamos na lateral, temos um melhor alcance lateral. Sabendo disso, podemos colocar as antenas em uma ou outra posição, de acordo com onde queremos melhorar o sinal.