jogos clássicos

 

Jogos clássicos para PC sempre oferecem diversão, apesar de sofrerem da ação do tempo. Os videogames hoje são líderes na indústria do entretenimento mundial, e não param de crescer. Parte do sucesso esta na remasterização, re-edição ou adaptações dos jogos mais populares, confirmando que os jogos clássicos para PC ainda são muito bem recebidos pelos usuários.

Nesse post, mostramos onde e como você pode fazer o download de alguns desses jogos, e o que você precisa para rodar esses jogos na sua máquina atual.

 

Como conseguir jogos antigos para PC de graça

 

 

Muitos dos jogos estão com status de abandonware, ou seja, fora de catálogo e sem suporte de fabricante. Porém, os direitos de autor seguem existindo. Para as produtoras, não vale  pena processar as páginas que oferecem download de softwares dos quais eles não mais trabalham. Logo, tudo certo por aqui.

Outros jogos são freeware, ou seja, gratuitos de origem ou livres para distribuição gratuita anos depois de sua comercialização.

Dito isso, indicamos alguns sites para os downloads dos jogos antigos para PC.

 

Abandonia

 

Um índice de jogos abandonware para o sistema operacional MS-DOS. Alguns não são mais suportados ou contam com direitos expirados. O site foi criado em 1999, e depois de um tempo de inatividade, voltou a receber novos jogos. Abriga 1.200 títulos, a maioria analisados com capturas de tela e pontuações do seu editor e usuários.

Link: http://www.abandonia.com/.

 

Abandonware Dos

 

Outro site dedicado especialmente aos jogos DOS, mas com alguns títulos para Windows. Os jogos são qualificados, mostram o status legal, data de lançamento, possui capturas de tela e a maioria recebe até trailer. Um buscador facilita a localização por título, gênero ou data de lançamento, além de links de ofertas para outros jogos clássicos.

Link: http://www.abandonwaredos.com/.

 

 

RGB Classic Games

 

Possui um amplo catálogo de jogos clássicos DOS, títulos inéditos e até jogos “modernos”, sempre pensando na preservação dos jogos clássicos de sistemas operacionais para computadores jurássicos (DOS, OS/2, Win3x e Win9x), assim como facilitar sua execução em sistemas modernos.

Link: https://www.classicdosgames.com/.

 

 

Remain In Play

 

Também oferece uma boa coleção de jogos DOS, Windows e outros, mas se centra nos jogos comerciais que foram liberados intencionalmente como freeware. Sua interface é simples, mas possui bons jogos, um buscador, um top 10 e top 250.

Link: http://www.remaininplay.com/.

 

 

Além dos exemplos anteriores, o The Internet Archive oferece uma boa coleção de jogos MS-DOS. Não podem ser baixados, mas o site possui um emulador integrado que permite a execução direto da web.

 

 

Como executar os jogos clássicos nos computadores atuais

 

 

O DOSBox fará o trabalho sujo para você.

Ele é um emulador de CPU completo, que recria um ambiente similar ao DOS em computadores modernos. É um software livre e multiplataforma (Windows, Linux, macOS, FreeBSD, etc).

Há outros emuladores que podem rodar os jogos em todas as plataformas, além da possibilidade de se utilizar máquinas virtuais. As versões profissionais do Windows 7 contavam com o Modo Windows XP, que funcionava como um sistema operacional virtual para abrigar programas antigos dentro do sistema operacional.

O Windows 10 não conta com esse recurso, mas podemos virtualizar o Windows XP com o Oracle VirtualBox, VMware ou através do Windows Virtual PC.

 

Fato é que, independente do método que você escolher, esses jogos clássicos vão oferecer muita diversão, seja pelas horas de jogo ou pela mera curiosidade.