Todo mundo quer estrear logo o seu novo brinquedo tecnológico. Porém, em alguns casos, a pressa é inimiga da perfeição, e nos esquecemos de realizar alguns procedimentos que podem nos ajudar muito a longo prazo.

Nesse post, oferecemos oito dicas de procedimentos que você deve tomar antes de estrear o seu novo PC.

 

1. Instale todas as atualizações disponíveis

O equipamento chega na sua casa com o sistema operacional e os aplicativos desatualizados. Logo, antes de qualquer coisa (incluindo navegar na internet), é fundamental que você atualize todo o software. Não é a coisa mais legal do mundo, mas nem por isso deixa de ser importante.

 

2. Elimine todos os rastros de bloatware

Seja em função do fabricante ou por conta de apps de terceiros, elimine todo o lixo em forma de software que você não precisa. Uma versão de testes de um antivírus pesado é um bom exemplo do que estou falando. Dedique alguns minutos de sua vida nessa tarefa.

 

3. Faça fotos do seu novo computador

Estou falando de fotos dos adesivos que normalmente vem colados embaixo do equipamento, com nos números de série e do produto, além da documentação de garantia, licença do sistema operacional e tudo o que você considerar mais necessário. em caso de problemas, ajuda e muito ter esses dados. O serviço de assistência técnica fatalmente vai solicitar esses números em um atendimento.

 

4. Instale um antivírus

O Windows Defender é mais que suficiente para a maioria dos usuários. Mas você pode usar o antivírus de sua preferência no seu novo PC. Porém, jamais desative a segurança do sistema, correndo assim o risco de se expor a uma internet cada vez mais perigosa. Segurança, antes de qualquer coisa.

 

5. Teste o seu novo hardware

Pode parecer uma bobagem, mas nunca é demais verificar se tudo funciona do jeito que você esperava. Revise o Administrador de Dispositivos para comprovar se as especificações técnicas são as esperadas. Programas como 3D Mark, Cinebench ou SpeedFan são recomendados para os testes.

 

6. Crie um disco de recuperação (ou vários)

A maioria dos fabricantes oferecem a possibilidade de gerar discos de restauração do sistema. O fim do suporte ótico fez com que muitos optem por pendrives para essa tarefa. Guare esse pendrive que você vai criar em local seguro, pois fatalmente vai chegar o dia que você terá que apelar para ele. Sim, é possível baixar tudo na internet, mas um homem precavido…

 

7. Consulte (e entenda) a garantia e registre o seu equipamento

A garantia do seu equipamento pode variar de acordo com o fabricante. Em todos os casos, faça o registro via internet, pela página do fabricante. No caso de um PC montado por peças, faça o registro dos itens mais caros, sem falar na garantia global que a loja deve oferecer. Muitas oferecem garantia estendida para cada peça.

 

8. Localize e guarde a sua chave de produto Windows

Se você comprou um notebook com Windows 10 pré-instalado, é provável que a chave do produto esteja ligada à placa-mãe, e você assim não verá um adesivo de licença. Aplicativos como o ProductKey localizam e salvam o número de produto do Windows e de todos os seus aplicativos mais importantes.