PC

 

Já que você gastou uma boa grana no seu novo PC, vale uma certa dose de cuidados antes de estreá-lo. A pressa é inimiga da perfeição, e vale a pena realizar os passos que podem ajudar e muito daqui a alguns meses.

A seguir, uma lista de conselhos para estrear o seu novo PC.

 

 

1. Instale todas as atualizações disponíveis

 

O equipamento vem com o sistema operacional e aplicativos desatualizados. Logo, antes de qualquer coisa (incluindo executar qualquer aplicativo ou navegar na internet) é fundamental que você instale todas as correções disponíveis.

 

 

2. Elimine todo o rastro de bloatware

 

Ainda que o bloatware tenha diminuído com o passar dos anos e varia muito de fabricante para fabricante, nunca estamos livres de dar uma revisada e eliminar tudo o que for necessário. As versões de testes de um pesado antivírus é um bom exemplo do que falo, mas existem vários softwares que podem ser retirados facilmente com alguns minutos de revisão na nova máquina.

 

 

3. Faça fotos

 

Sim, isso mesmo. Faça fotos dos adesivos que estão embaixo do equipamento, com o seu número de série, documentação de garantia, licença do sistema operacional e tudo o que você pode vir a precisar um dia em caso de problemas.

 

 

4. Instale um antivírus

 

O Windows Defender é mais que suficiente para a maioria dos usuários que contam com uma boa dose de senso comum. Mas um outro aplicativo que trabalhe em paralelo pode ajudar e muito. Garanta a segurança do seu equipamento.

 

 

5. Teste o seu hardware

 

Pode parecer bobagem, mas nunca é demais verificar se tudo funciona do jeito que deveria. Revise o Administrador de Dispositivos para verificar se as especificações técnicas são as esperadas, e faça o download de programas como o 3D Mark, o Cinebench ou o SpeedFan (há vários outros, a maioria gratuitos) para testar o seu hardware e se prevenir de eventuais surpresas.

 

 

6. Crie um disco de recuperação (ou vários)

A maioria dos fabricantes oferecem a possibilidade de gerar discos de recuperação do sistema. Muitos passaram a optar por pendrives para essa tarefa, o que obriga a ter uma unidade de qualidade e determinada capacidade. Salve esse pendrive em um lugar seguro, para quando você precisar poder recorrer a ele. É claro que você pode fazer o download via internet, mas um homem prevenido vale por dois.

 

 

7. Consulte (e entenda) a garantia e registre o seu equipamento

 

A garantia pode variar de caso para caso. De qualquer forma, registre seu equipamento via internet. Acesse o site do fabricante e complete com atenção os dados do registro. No caso de um PC montado peça por peça, registre os itens mais caros, como placa gráfica ou placa mãe. Além da garantia global que devem oferecer, muitos levam ainda uma garantia estendida para cada peça.

 

 

8. Encontre e guarde a sua chave de produto do Windows

 

Se você comprou um PC com Windows 10 pré-instalado, a chave do produto deve estar colado na placa-mãe, e dificilmente você vai ver um adesivo com a licença na parte externa. Por isso, vale a pena usar aplicativos como o ProductKey, que localiza e salva as chaves não apenas do sistema operacional, mas também de todos os seus aplicativos mais importantes.