nokia-smartphones

Nokia is back! A fabricante finlandesa confirmou que vai voltar a fabricar smartphones em 2016. A informação veio diretamente do seu CEO, Rajeev Suri.

A volta é ‘parcial’, já que o acordo de venda da divisão móvel para a Microsoft supõe a imposição de algumas limitações. Ou seja, os finlandeses manterão a mesma política que vimos no design, fabricação e comercialização do tablet Nokia N1, disponível em nível internacional, sem maiores problemas.

A Nokia será a encarregada do design de smartphones, mas a fabricação dos mesmos fica por conta de outras empresas, enquanto que o uso da marca Nokia nesses terminais está sujeita à licenças, o que já gera um certo rumor sobre o possível lançamento de ‘autênticos’ smartphones da Nokia.

Suri deixou claro que, nessa nova etapa da Nokia, eles estão abertos a negociações com outros fabricantes, de modo que eles não vão se limitar a empresas como a Foxconn, o que tornou possível a fabricação do tablet N1. Eles pretendem buscar parcerias com outros fabricantes do setor.

A notícia é excelente, mas chega um pouco mais tarde do que o desejado por muita gente. E já temos uma grande pergunta no ar: qual sistema operacional a Nokia vai utilizar em seus novos smartphones?

Alguém aí disse ‘Android’? Sim, pois é o mais provável (acompanhada de alguma capa de personalização).

Via Neowin