O Samsung Galaxy S II é aquele tipo de smartphone que podemos dizer que “fez a diferença”. É um dos smartphones com sistema Android mais vendidos no mundo, e foi objeto de desejo desde o seu lançamento, em 2011. Porém, o modelo ficou bem desatualizado, apesar das promessas dos sul-coreanos em oferecer uma versão mais recente do sistema operacional, e que isso aconteceria em algum momento do primeiro trimestre de 2013. Pois bem, a Samsung confirmou, de forma oficial, que o Android Jelly Bean para o Galaxy S II chegará durante o próximo mês de fevereiro.

Apesar dos rumores indicarem que essa grande atualização chegaria aos terminais ainda nesse mês de janeiro de 2013, parece que o mês escolhido foi mesmo o mês de fevereiro. Obviamente, os primeiros modelos a receberem o novo software serão as primeiras unidades do Galaxy S II lançados no início de sua distribuição, e livres das intervenções das operadoras, com dias (ou semanas) após o seu primeiro lançamento. Essa atualização será ofertada de forma gradativa, de acordo com as necessidades de adaptação e personalização das diferentes operadoras de telefonia móvel ao redor do planeta.

Ou seja, apesar de disponível, é melhor você esperar sentado, e não ter muita pressa. Aqui mesmo no Brasil, nem a Samsung Brasil, nem as principais operadoras móveis sequer falam sobre o assunto. Resumindo: sem previsão de atualização por aqui.

Esta versão oficial do Jelly Bean para o Galaxy S II é a versão Android 4.1.2, e podemos dizer com uma certa margem de segurança que essa é a última atualização que esse smartphone vai receber, infelizmente. É bem improvável que a Samsung ofereça a versão 4.2 para o Galaxy S II, até porque é fato que a fabricante sul-coreana vai investir mais em modelos mais novos, como o Galaxy S III ou o Galaxy Note II. Por outro lado, essa nova versão já oferece uma grande quantidade de novidades disponíveis no Jelly Bean, como a sua maior fluidez graças ao Project Butter, o renovado centro de notificações, entre outras características.

Algo curioso que deve ser informado: essa atualização não será recebida via OTA (Over The Air), mas sim através do gerenciador de atualizações e software para dispositivos da Samsung, o Kies. Isso acontece pelo fato do Jelly Bean para o Galaxy S II conter uma grande quantidade de mudanças no sistema, inclusive ocupando 1 GB de espaço de armazenamento do smartphone (se você tinha 12 GB livres, vai passar a ter apenas 11 GB no aparelho), por causa do seu conteúdo extra. Por isso, a Samsung prefere que você atualize o seu dispositivo com maior segurança e tranquilidade, conectado a um computador.

Via IntoMobile