htc-vive-vs-oculus-rift-15

O Oculus Rift e o HTC Vive são os dispositivos de realidade virtual para PC mais interessantes do momento. A Sony tem o PlayStation VR, mas que é exclusivo para o PS4, logo, fica de fora desse contexto. Fato é que os dois modelos exigem um PC com hardware muito potente para funcionar, e um entusiasta afirma ter conseguido que os dois funcionassem sem problemas em um único PC.

Isso abre a possibilidade que duas pessoas possam utilizar ao mesmo tempo o equipamento, jogando dois jogos diferentes, simultaneamente. O equipamento de testes contava com um microprocessador Intel Core i7 4790K com duas placas gráficas dedicadas MSI GTX 970 Gaming 4G, que alimentaram os dispositivos com dois jogos diferentes via Steam e Oculus Home, respectivamente. O usuário ‘Zimtok5’ conectou cada dispositivo a uma placa diferente, obtendo bons resultados.

Depois de ver esse vídeo, o site Tom’s Hardware realizou o seu próprio teste em um equipamento que contava com um processador Intel Core i7-5930K em uma placa-mãe MSI X99S Xpower AC, 16 GB de RAM DDR4 Crucial Balistix e dois gráficos NVIDIA GTX 980Ti em SLI.

Primeiro, eles tentaram conectar cada um deles via HDMI aos dispositivos de realidade virtual, sem resultados positivos. Para que trabalhassem ao mesmo tempo, eles tiveram que utilizar a porta mini Display Port do link do Vive. Uma vez resolvendo o problema de inicialização do HMD, o Oculus Rift e o HTC Vive funcionaram simultaneamente em um único PC, com taxas bem decentes.

Ou seja, para quem está na dúvida em adquirir um ou outro dispositivo e tem dinheiro de sobra, estes testes mostram que você ao menos não vai precisar comprar um segundo PC, e dois usuários podem utilizar os dispositivos de realidade virtual simultaneamente no mesmo computador.

Vídeo a seguir.