Até a presente data, você poderia aproveitar dos benefícios do sistema Android em seu PC por duas maneiras: ou através do dual boot, ou através da virtualização, seja através de uma máquina virtual criada por você mesmo, ou através de um emulador que já vem pronto para simular o comportamento do sistema do Google em seu equipamento. Mas isso muda hoje.

O pessoal da Socketeq quis ir um pouco além nessa proposta, e facilitou as coisas para a maioria dos usuários, principalmente para aqueles que querem se aventurar na experiência de utilizar o Android na íntegra. Sem mais delongas, apresentamos para vocês o WindowsAndroid (sim, o nome é esse, e se escreve desse jeito), que nada mais é do que o portamento da plataforma móvel do Google, que pode rodar nativamente no kernel do seu Windows (Vista, 7 ou 8).

O projeto é muito bem feito e está em estágio bem avançado, pois permite que o usuário possa utilizar o mouse e o teclado no sistema, além de oferecer uma experiência do sistema Android em estado puro no seu computador. A versão do sistema operacional utilizada para essa iniciativa foi a 4.0 Ice Cream Sandwich, e os próprios responsáveis pelo projeto ainda afirmam que essa é uma “primeira tentativa”, de algo que promete ficar ainda melhor no futuro.

A “má notícia” é que, para instalar e configurar o sistema no seu PC, o usuário precisa ter um conhecimento avançado para realizar tal tarefa. Ou seja, se você nunca hackeou o seu smartphone ou tablet antes, talvez você não esteja preparado para essa primeira versão. A boa notícia é que o próprio pessoal da Socketeq promete facilitar o processo de integração do Android no Windows, e mais: prometem suporte para todos os tipos de aplicativos e jogos – incluindo os jogos 3D.

O melhor? É de graça. Será interessante ver a evolução desse programa de perto ao longo dos meses.

Para saber mais sobre o WindowsAndroid, acesse o site oficial do projeto.

Via Android Police