windows-10-mobile

A Microsoft não fez NENHUMA MENÇÃO ao Windows 10 Mobile durante a cerimônia inaugural da empresa na BUILD 2016. Nada. Zero.

Muitas novidades, surpresas e avanços foram apresentados para o Windows 10 e a sua tão aspirada convergência, além de um futuro promissor para assuntos como os bots conversacionais. Mas a plataforma móvel foi completamente esquecida. Totalmente ignorada.

Isso é surpreendente, vindo de uma empresa que defende como slogan o “Mobile first, cloud first”, e que parecem ter deixado de lado todos os seus esforços aplicados no segmento dos smartphones. O futuro do Windows nos dispositivos móveis parece estar seriamente comprometido quando vemos o desleixo e falta de cuidado que os principais responsáveis pela Microsoft dedicaram ao tema durante o keynote de hoje.

 

#WhereIsWindows10Mobile?

microsoft-build-2016

A cota do Windows Phone não para de cair, o catálogo de smartphones não cresce, o catálogo de aplicativos não mostra sinais de melhora, e a chegada da versão final do Windows 10 Mobile foi muito tímida, deixando vários smartphones que antes foram prometidos como atualizáveis sem o novo software. A Microsoft frustrou muita gente ao broxar um anúncio que era esperado por muitos usuários há meses, ao decidir que a versão final do software só está disponível para parte dos dispositivos teoricamente compatíveis.

Um ou outro Lumia foi visto durante a apresentação para as demonstrações do Cortana (que por sua vez também está disponível para o Android e o iOS), mas não houveram menções para novas melhorias ou características para os desenvolvedores nessa plataforma, ainda que seja evidente que muitos dos anúncios de hoje em diversos âmbitos poderão perfeitamente ser aproveitados pelos usuários do Windows 10 Mobile.

Sabemos que muitos leitores do TargetHD certamente vão criticar a nossa visão sobre esse tema. Mas é difícil ter esperanças no Windows 10 Mobile quando o mesmo se vê afetado por tantos problemas. São vários obstáculos e muitas notícias ruins. E agora essa ausência total de menção sobre a plataforma no evento para desenvolvedores.

Muitos esperavam com os modelos Lumia 950 e Lumia 950 XL uma verdadeira revolução através do modo Continuum. Porém, o gosto de decepção é enorme ao comprovar que essa visão não cumpre com as expectativas. Mas nem tudo está perdido: pode ser que a Microsoft dedique parte do seu tempo nos próximos dias para o Windows 10 Mobile, mas serão os próximos meses que vão determinar o futuro do sistema operacional.

Por fim, assim como muitos se perguntaram antes do fim de ‘Star Wars: O Despertar da Força’ o #WhereIsLuke, fica a pergunta: #WhereIsWindows10Mobile?

Responda essa pergunta, Microsoft.