2016 vai chegar ao fim, e com ele também vai chegar o fim da vida útil de muitos smartphones cujo o WhatsApp vai deixar de funcionar.

Afinal de contas, de que serve ter um smartphone incompatível com o WhatsApp nos dias de hoje?

Em fevereiro de 2016, o WhatsApp anunciou uma lista de dispositivos onde o serviço ficará inoperante. Para você não ficar na mão, compilamos nesse post quais são estes aplicativos.

Se o seu smartphone estiver na lista, se prepare para comprar outro ou ficar isolado de parte da humanidade. Você não poderá enviar ou receber mensagens. Simples assim.

O serviço não revelou datas concretas para a desconexão dos dispositivos presentes na lista negra, mas tudo indica que será na virada do ano, já que a informação oficial fala de “entre o final de 2016 e o começo de 2017”.

 

Os smartphones que não poderão utilizar o WhatsApp

 

 

Todos aqueles que contam com as seguintes versões dos sistemas operacionais:

– Android 2.1 e 2.2
– Windows Phone 7
– iPhone 3GS e iOS 6

 

As duas versões do Android contam hoje com cotas praticamente residuais no mercado. O mesmo acontece com esta versão do Windows Phone. E no caso do iPhone 3GS, ele quase não é visto nas mãos dos usuários, assim como o iOS 6.

Na lista, também estavam os seguintes sistemas operacionais:

 

– BlackBerry OS e BlackBerry 10
– Nokia S40
– Nokia Symbian S60

 

Porém, o WhatsApp decidiu prorrogar o suporte para estes sistemas operacionais até junho de 2017, quando aí sim será o fim em definitivo.

Os três casos acima são especiais, já que contam com uma razoável base de usuários ativos. Pode não parecer, mas milhões ainda utilizam BlackBerrys e Nokia Symbian.

 

 

DICA: Troque de smartphone agora para seguir usando o WhatsApp

 

 

Os motivos para o fim do suporte não são muito detalhados, mas o que foi dito é que os modelos mais antigos “não oferecem o que é necessário para expandir as possibilidades do WhatsApp para o futuro”.

Logo, se quer seguir usando o serviço, verifique antes se você pode atualizar o dispositivo. Infelizmente, na maioria dos casos isso não é possível, e só resta a alternativa de gastar dinheiro em um novo smartphone para seguir utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do planeta.

Você pode aproveitar o Natal e pedir um novos smartphone para Papai Noel e os Reis Magos, e aí seguir utilizando o WhatsApp Sem problemas.

Ou simplesmente parar de usar o aplicativo, e adotar alternativas como Telegram ou Skype.