650_1000_usb-3-type-c-final-render

As especificações do conector USB Type-C estão concluídas, o que quer dizer que poderemos nos beneficiar dos seus benefícios em breve. O anúncio foi feito na USB-IF (USB Implementers Forum).

O principal benefício dessa USB é poder utilizá-la em qualquer tipo de dispositivo móvel, já que pelo seu tamanho e concepção, sua utilização é pensada para estar no maior número de gadgets possível. Seu tamanho é similar ao do microUSB.

 

Reversível

650_1000_usb-type-c-hybrid-receptacle

O que mais chama a atenção nessa porta é a possibilidade de poder utilizar as duas faces do conector. Seu design é reversível, permitindo aos usuários ignorar a orientação de conexão do cabo. Algo que a Apple antecipou com o Lightning, e agora é uma realidade estendida na nova USB.

Também há uma melhora na transferência de dados e recarga de baterias, permitindo o transporte de 3A nos cabos e a té 5A nos conectores. O sistema cumpre com o certificado USB 3.1, com velocidades de até 10 Gbps.

650_1000_cable_render4

O objetivo da USB Type-C é chegar ao máximo de dispositivos, independente de sua plataforma e tamanho, acabando com os escalões encontrados hoje (mini, micro e USB). Obviamente, o conector possui um design diferente, mas existe a possibilidade de se adotar adaptadores para os padrões anteriores sempre e quando for necessário.

650_1000_carousel

Os primeiros cabos USB Type-C devem chegar ao mercado nos próximos meses.

Via Business Wire