cooper-phones

Hoje, os smartphones dominam. Mas não podemos ignorar que uma das funções dos smartphones é, também, fazer ligações telefônicas através de uma rede de celular. Durante muitos anos de nossas vidas, nos contentamos em simplesmente ter um celular no bolso, para falar com nossos amigos e familiares em qualquer lugar, ou nos comunicarmos via mensagens de texto. Hoje, 03 de abril de 2013, o mundo comemora 40 anos do nascimento do celular como nós conhecemos, com a realização da primeira chamada telefônica através desse fantástico dispositivo.

O velhinho que você vê na foto acima, rodeado de celulares jurássicos, é Marty Cooper. Foi ele que realizou a primeira chamada telefônica através de um telefone celular. Ele trabalhava na época para a Motorola, e só de sacanagem, gastou a primeira ligação pelo novo sistema para um de seus rivais: o chefe do departamento de pesquisa da Bell Labs, Joel Engel. Na chamada, Marty foi bem literal, ao dizer: “Joel, aqui é o Marty. eu estou falando com você através de um celular, um verdadeiro telefone portátil”. 

O celular em questão era um Motorola DynaTAC 8000x (foto abaixo), um verdadeiro monstro se comparado com os celulares de hoje, e com um preço absurdo (já naquela época) de US$ 4.000. Vale lembrar que esse modelo da Motorola só chegou ao mercado norte-americano em 1983.

dynatac-motorola

É evidente que temos que lembrar que Marty jamais faria essa trollagem com o amigo Joel se Alexander Graham Bell não tivesse feito a primeira chamada telefônica da história, em 9 de outubro de 1876, inventando assim o conceito do telefone. Na época, Bell ligou para Thomas Watson, seu assistente, que estava pelo menos duas milhas distante do inventor, em uma conexão estabelecida ente as cidades de Cambridge e Boston. E essa foi a primeira comunicação em duas vias por voz através de um sinal eletrônico.

O celular percorreu um longo caminho até se tornar um item indispensável em nossas vidas. No Brasil e em muitos países ao redor do planeta, temos hoje mais celulares do que pessoas, o que mostra que tem muita gente com pelo menos mais de um telefone móvel em casa. É evidente que estamos passando por um momento de transição, onde as pessoas preferem se comunicar nas redes sociais do que telefonar para outras pessoas. Mas é inegável a contribuição do celular para a reduçãod das distâncias e ganho de praticidade e produtividade para todos os segmentos.

Veja abaixo um trecho da entrevista dada por Marty Cooper para o programa 60 Minutes da CBS em 2010, onde ele fala sobre o telefone celular.

 

Via IntoMobile, SlashGear