zx-spectrum

O mundo está cheio de pessoas que viram o seu primeiro contato com os videogames graças a um ZX Spectrum. A prova disso é a grande variedade de emuladores que podem ser encontrados para todas as plataformas. Porém, fazia falta a presença de um hardware que desse uma sensação similar de voltar a jogar com um dos maiores computadores de sua geração.

31 anos depois, ainda temos muitos nostálgicos do computador da Sinclair, que de vez em quando sentem vontade de disputar uma partida do equipamento. Para isso, temos hoje uma infinidade de emuladores, tanto para computadores como para plataformas mobile. Porém, os mais puristas desejavam aquele contato físico característico dos teclados da época.

E pensando nisso que o pessoal da Elite Systems, uma empresa que já se dedica a redesenhar jogos retrô que podem ser utilizados em dispositivos móveis, lançou um novo produto, um teclado Bluetooth baseado no design do ZX Spectrum 64K, especialmente concebido para ser utilizado nos dispositivos iOS.

A ideia aqui é bem simples: criar um teclado que possa se adaptar perfeitamente aos jogos do ZX Spectrum já oferecidos na Apple App Store, e que, ao mesmo tempo, recrie o design original do mítico computador. As possibilidades são muito grandes, principalmente se agregamos o conjunto ao AirPlay para poder rodar esses mesmos jogos na tela da TV.

Sinclair Spectrum 48K original

Sinclair Spectrum 48K original

Se você gostou da ideia, devo dizer que você vai ter que esperar um pouco para poder comprar esse teclado. O produto ainda está em fase de planificação, e deve se tornar um projeto de crowdfunding na Kickstarter em breve. Se alcançar as 60 mil libras que estão pedindo para iniciar a sua produção, será possível fazer uso das licenças negociadas com a Sinclair, para a produção de 1.000 unidades do acessório.

Para aqueles que contribuírem com 50 libras para o projeto sair do papel, o produto será entregue em casa. Vale lembrar que não estão inclusos as despesas de envio para países fora do Reino Unido no valor sugerido para doações.

Via Kickstarter