lexus-hoverboard-02

Em julho, o Lexus Hoverboard teve seu design revelado, e tivemos que esperar até agosto para vê-lo em funcionamento. Pois bem, o protótipo do skate voador entrou em ação.

Funcionar, ele funciona. É possível deslizar pela pista habilitada em completa levitação, mas ainda não podemos fazer as mesmas manobras que podemos fazer com os skates tradicionais. Mas podemos dizer que é um grande trabalho de design e tecnologia por parte da Lexus, o que também serve como recurso publicitário.

Para os testes públicos em Barcelona (Espanha), a Lexus convocou o skatista Ross McGouran para dar as primeiras voltas, em uma pista especialmente preparada pela ocasião. No vídeo abaixo, podemos ver o design final do Hoverboard, os testes de Ross, algumas quedas, o salto sobre um carro da montadora , e até o skate encarando as águas.

A má notícia é que, definitivamente, esse não é o skate voador de De Volta Para o Futuro II, mesmo funcionando como tal, já que ele precisa de uma pista magnética de 200 metros para funcionar. Essa pista funciona como ‘trilho magnético’, repelindo o Lexus Hoverboard do solo.

O skate conta com supercondutores refrigerados por nitrogênio líquido, e isso explica a fumaça que você vê nas imagens. E não se trata de uma tecnologia nova: é a mesma ideia adotada nos trens maglev, mas em uma escala menor e com um pouco mais de liberdade.

lexus-hoverboard-03

O segundo vídeo mostra melhor todas as fases do projeto, que levou 18 meses para ficar pronto. E não se anime: o Lexus Hoverboard não será vendido, e não há planos de desenvolvimento de um derivado para chegar ao consumidor final.