how-old-microsoft-01

Eu poderia parar na foto acima, mas acho que vale a pena escrever um post sobre o assunto, explicando alguns pontos. Para quem não sabe, a Microsoft lançou recentemente um site de testes, chamado ‘How Old Do I Look?’ (ou ‘Qual é a idade que eu aparento ter?’, em uma tradução livre), onde ele é capaz de descobrir a imagem de uma pessoa através de uma foto do rosto dessa pessoa armazenada na base de dados do Bing.

É importante deixar claro que o How-Old.net é um site experimental, e faz parte da sua API do programa de reconhecimento facial da empresa. Logo, não podemos esperar uma elevada precisão dos resultados entregues. Por outro lado, jamais imaginava uma margem de erro tão elevada.

E não foi mera coincidência a foto de Hebe Camargo dar um resultado de quase 50 anos a menos que aquela que a apresentadora tinha na ocasião do registro (na verdade, se estivesse viva, Hebe ia ficar tão feliz pelo erro, que ia chamar a Microsoft de ‘gracinha’… desculpa, gente, não resisti…).

how-old-microsoft-02

A melhor aproximação ainda era pelo menos 25 anos a menos que a idade que Hebe tinha na foto. E digo pelo menos, pois ela pode ser maior.

O mesmo se repetiu com outra popular apresentadora, Ana Maria Braga.

how-old-microsoft-04

Tudo bem, a medicina evoluiu bastante, e a quantidade de cirurgias plásticas que a loira fez podem até ter enganado o software, que pode ter dado uma idade 20 anos menor do que aquela que Ana Maria tem na realidade.

how-old-microsoft-05

Porém, se ‘embaragarmos’ a apresentadora em questão, a API de reconhecimento facial da Microsoft consegue fazer o seu trabalho com maior precisão.

O mais bizarro de tudo isso? A foto do proprietário desse blog, tirada em 2009, foi reconhecida com a idade correta (de 2015)!

how-old-microsoft-06

Quer testar o How-old.net? Clique aqui e divirta-se!