650_1000_selva

A Rainforest Connection é uma campanha publicada no site Kickstarter que alcançou o objetivo de seu financiamento, com uma proposta interessante de reciclagem de dispositivos: transformar velhos smartphones em “guardas florestais”.

A ideia é colocar telefones na África e na selva amazônica de modo que se forme uma rede de monitorização. Cada smartphone conta com pequenos painéis solares que alimentam sua bateria, e todos eles vão atuar como uma espécie de microfone ambiente, de modo que se alguém estiver cortando árvores de forma ilegal ou caçando animais em zonas protegidas, os guardas florestais humanos receberão um alerta, permitindo uma ação imediata no local.

Normalmente, as áreas a serem cobertas são muito grandes, e com a proposta da Reinforest Connection, cada telefone pode monitorar 1.5 km quadrado de área. E tudo isso aproveitando dispositivos que provavelmente iriam para o lixo. O som é enviado por GSM e um software detecta se são serras elétricas ou disparos. Até os painéis solares serão fabricados com materiais reciclados.

650_1000_como-funciona

O projeto levantam uma questão que tenta ser respondida dentro da própria campanha. Por exemplo, eles garantem que os dispositivos, uma vez instalados e camuflados, são muito difíceis de serem detectados. E, ao que parece, a cobertura GSM é suficiente para a cobertura do sinal para que o sistema funcione. Com os fundos arrecadados nesse momento, o sistema será instalado na África e no Amazonas. Se alcançarem os US$ 200 mil, ele estará disponível também na Indonésia.

Para quem não conseguiu contribuir financeiramente com a campanha, e possível colaborar doando o seu smartphone antigo. As informações sobre como proceder está na página da campanha na Kickstarter. Por enquanto, eles só utilizam smartphones com o sistema Android no projeto, mas eles aceitam todo o tipo de dispositivo para equipar os guardas e a equipe de apoio que trabalha na campanha.