homepage-tout-lte-story

A Qualcomm mostrou na CES 2015 a sua aposta na tecnologia WiFi para os futuros smartphones. E ela não visa apenas o aumento da velocidade de transmissão de dados, mas também resolve as situações de congestionamento de dados, evitando na medida do possível tais situações.

Para isso, eles propões melhorias dos chips de comunicações da próxima geração (que começam a chegar aos fabricantes de dispositivos no final de 2015) à tecnologia MU-MIMO (Multiple User – Multiple Imput and Multiple Output) e compatibilidade com o nov protocolo 802.11ad.

O MU-MIMO foi desenvolvido inicialmente para as redes de operadoras móveis, e permite o acesso a múltiplos usuários ao mesmo router ou ponto de acesso sem fio, melhorando a eficiência, diminuindo o congestionamento e com melhorias de velocidades (em alguns casos pontuais) em até três vezes.

qualcomm-vive2

Sobre a próxima versão do WiFi (802.11ad), a Qualcomm espera incluir de série nos smartphones que chegarem ao mercado em 2016 (para 2018, eles planejam a versão 802.11ax). Funcionará na banda de 60 GHz, se complementando com os atuais sistemas em 2.4 e 5 GHz, e é pensada na transmissão de grandes volumes de dados entre o smartphone e os dispositivos multimídia em curtas distâncias (entre TVs, equipamentos de música, discos rígidos, etc).

A Qualcomm realizou na CES 2015 várias demonstrações do WiFi 802.11ad. Em um dos testes, um filme de 122 MB era transferido para o smartphone em apenas dois segundos.

Via Qualcomm