Panasonic-TX-L65WT600E-angle-4K

A Qualcomm a atual líder na fabricação de chips para dispositivos móveis, e recentemente anunciou a compra da companhia israelense Wilocity, com o principal objetivo de adquirir a tecnologia dos seus chips WiGig. Essa tecnologia pode representar o fim dos cabos de sua vida para o entretenimento, pois permite a transmissão de informações entre dois dispositivos a uma velocidade de até 7 Gbps, em uma distância suficiente para conectar o seu smartphone e a sua TV.

Com isso, seria possível por exemplo implementar o streaming de vídeos em 4K através de smartphones e tablets. E a Qualcomm vê nesse cenário uma grande oportunidade. Tanto, que eles anunciaram que em 2015 os chips WiGig estarão presentes no SoC Snapdragon 810, que estará presente na maioria dos smartphones top de linha. Os fabricantes terão a liberdade total se desejam incluir um chip WiGig em seus dispositivos.

O WiGig não é uma tecnologia nova, e até passou um pouco desapercebida pelos fabricantes. Poucos produtos fazem uso dela, mas a Qualcomm pode ter garantido uma boa fatia de um mercado futuro, implementando essa tecnologia em suas SoCs para dispositivos móveis.

Ainda falta muito para que esse padrão se consolide. Mais empresas precisam adotar essa tecnologia para uma expansão em massa, alcançando o grande público. O primeiro passo foi dado pela Qualcom, e com certeza outros devem repetir a aposta, já que o potencial que o WiGFig possui é enorme…

…e porque ninguém gosta de viver cercado de cabos.

Via Gizmologia