mini-robos

A SRI Internacional está desenvolvendo uma série de pequenos robôs, parecidos com insetos, e que trabalham com uma sintonia perfeita, para um único objetivo: construir gadgets.

Tais robôs podem ser mover por circuitos eletrônicos, carregar materiais e montar produtos de forma sincronizada. Ainda não são trabalhadores 100% autônomos, pois dependem de computadores e seres humanos para programar o seu caminho. Mas já é um começo muito interessante.

Alguns desses robôs são capazes de transportar pequenas quantidades de líquidos, abrindo assim a possibilidade de serem utilizados em hospitais e laboratórios químicos, onde a segurança é algo prioritário.

O vídeo disponível no final do post mostra como o trabalho colaborativo desses robôs é algo incrível, e a SRI afirma que eles são capazes de colocar para trabalhar mais de 1.000 robôs de uma única vez.

O mais curioso da iniciativa é que, apesar da SRI poder construir esses robôs de forma tradicional, eles já planejam uma forma onde os próprios robôs se encarreguem da fabricação de suas futuras gerações, que serão cada vez menores.

Simplesmente genial. Vídeo abaixo.

 

Via Xakata