iphone-6c-rumor

Já temos algumas semanas que os rumores sobre um hipotético novo modelo de iPhone correm pela internet. O iPhone 6c (nome igualmente hipotético) teria como elemento diferencial a diagonal de tela, onde a Apple recuperaria a tela de 4 polegadas, um formato quase completamente esquecido por parte da indústria.

Os rumores se reforçam com o passar do tempo, e ampliariam mais uma vez uma família de dispositivos que se renovava com uma única variante, e que logo apostou para dois modelos com o mesmo formato (iPhone 5s e 5c) para dois dispositivos com tamanhos diferentes. Este seria o foco da Apple, que a partir de março de 2016 contaria com três smartphones de última geração, em diferentes tamanhos: o iPhone 6s, o iPhone 6s Plus e o novo iPhone 6c.

 

Muitos rumores a confirmar

iphone-6s-modelos

No passado, vimos como o experimento com o iPhone 5c parece não ter convencido nem aos usuários, nem a própria Apple. A empresa apresentou os seus novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus, mas sem fazer menção sobre uma potencial renovação da linha 6c. De fato, o único modelo disponível com tela de 4 polegadas era o iPhone 5s, mas isso pode mudar a partir de agora.

Os rumores das últimas semanas falam de um lançamento que poderia acontecer no próximo mês de março. Também era dito que nesse evento o novo Apple Watch 2 daria as caras, mas novos dados parecem confirmar que o novo smartwatch da Apple seria apresentado mais adiante, provavelmente em conjunto com o iPhone 7.

O novo smartphone com tela de 4 polegadas seria uma evolução importante do primeiro integrante da família “C”, contando (por exemplo) com o processador Apple A9, mas alguns analistas indicam que a Apple seguirá usando o Apple A8 presente no iPhone 6 e 6 Plus. Além disso, conservaria as câmeras dos modelos lançados em 2014 (com 8 MP e 1.2 MP) e não contaria com a tela Force Touch, uma opção que por enquanto só está reservada para os modelos top de linha. Mas ao menos o TouchID estaria garantido.

 

Plástico ou metal?

iphone-6c-rumor-02

Outras fontes revelam que a Apple não repetiria a decisão sobre os materias utilizados no iPhone 5c. Deste modo, passaríamos do plástico para o metal para o novo iPhone 6c. Essa hipótese tem os seus detratores, que informam que o design seria o mesmo do iPhone 5c com uma tela de 2.5 D levemente curvada nas bordas, com as que apresentam o iPhone 6 e iPhone 6s.

O novo smartphone serviria também para três potenciais propósitos: oferecer um smartphone com um custo mais acessível (isso não quer dizer que teremos um iPhone barato, nem de longe…), competir em mercados como a China ou a Índia com ainda mais garantas através de preços mais atraentes, e recuperar a atenção dos amantes das telas de 4 polegadas.

Também há o rumor que a Foxconn (sócia tradicional da Apple na fabricação dos dispositivos) e a Apple já teriam iniciado a primeira fase de produção desse dispositivo, que estaria preparado para estar disponível logo após a sua apresentação.

 

Um hipotético iPhone 6c em vídeo

O último dos rumores é especialmente interessante, já que mostra um hipotético iPhone 6c em vídeo, recém saído da fábrica da Foxconn. A aparência deste iPhone 6c é idêntica ao dos novos iPhone 6s e 6s Plus, com a única diferença visível ser mesmo o tamanho do dispositivo.

O vídeo mostra como a Apple teria conservado o conector para fones de ouvido, algo que deve desaparecer no iPhone 7, além de deixar claro que o sensor TouchID está presente (ao menos na sua aparência), e que o smartphone seria construído com materiais como alumínio.

É evidente que o vídeo poderia estar mostrando um dispositivo que tentasse imitar esse hipotético design. Porém, não podemos descartar a possibilidade do vídeo (e do produto) serem falsos, de modo que precisamos ser conservadores e esperar que a Apple mostre se tudo o que foi visto e comentado nas últimas semanas está correto ou não. Veremos se acontece mesmo um evento em março, e o que vai acontecer nesse evento.