google-io-2013

Sundar Pichai, responsável no Google pelo Chrome e Android, concedeu recentemente a sua primeira entrevista desde que foi designado para essas funções. Entre outros assuntos, Pichai falou sobre o que podemos esperar da Google I/O 2013, que começa amanhã (14).

Pichai afirmou durante a entrevista que espera que a Google I/O 2013 fique mais focada nos desenvolvedores, e menos no consumidor. Segundo o executivo, não devemos esperar muito em termos de novos produtos, ou até mesmo um novo sistema operacional.

As palavras de Sundar Pichai contrasta com os rumores das últimas semanas, com a possibilidade de uma Google Play Games, uma nova versão do Android e até um relógio inteligente. O Android 4.3 Jelly Bean deve ser uma das novidades, dando uma sobrevida à atual versão, no lugar de apresentar uma versão completamente nova (Android 5.0 Key Lime Pie). Já a Google Play Games (ou a Game Center para Android) deve aparecer, uma vez que os jogos começam a ter uma relevância cada vez maior dentro da loja de aplicativos da Google.

Por fim, uma renovação do Mapas, que adicionaria novas funcionalidades, assim como uma nova interface e uma maior aproximação das redes sociais (especialmente da Google+).

Na parte de hardware, todos esperam ver um pouco mais de perto o que o Google Glass é capaz de fazer. Além disso, a linha Nexus pode receber uma nova face, indo além de uma renovação completa. Rumores falam de melhorias nas especificações do Nexus 4, além de um tela Full HD para o Nexus 7.

Não há informações sobre o Motorola X Phone, e se ele vai receber um espaço especial na conferência inaugural do evento. Mais surpreendente ainda é a possibilidade do Google lançar um console de videogames, algo que eles já tentaram fazer no Nexus Q. Particularmente, acho essa última hipótese um pouco distante de se concretizar.

Amanhã, vamos descobrir o que a Google preparou para o evento desse ano. Mas se levarmos em consideração as palavras de Sundar Pichai, é possível que muitos fiquem decepcionados com o evento inaugural. É esperar para ver o que vai acontecer.