apple-lots-to-cover

Como você bem já sabe (não é possível que você não saiba a essa altura do campeonato), a Apple convidou a imprensa especializada nos Estados Unidos para um evento que vai acontecer amanhã, 22 de outubro, no Yerba Buena Center, em San Francisco, California. Nesse evento, eles devem apresentar uma série de novidades que devem chegar ao mercado internacional até o final de 2013 (ou naqueles mercados que a Apple considera importante – e nessa lista, o Brasil não está presente), além de algumas possíveis surpresas que Tim Cook deve ter guardado na manga.

Tudo indica que o evento de amanhã será o último evento da Apple no ano, mas apesar da empresa não deixar muito claro os seus reais motivos, o que fica implícito é que serão alguns lançamentos. Ou muitos, já que a frase que reforça o convite é “we still have a lot to cover”.

Sabendo que essa é a sua última oportunidade para mostrar novos produtos (mesmo apenas um mês depois de lançarem os novos iPhones), a Apple fatalmente deve apresentar os novos iPads, novos Macs e o preço e data de lançamento do OS X Mavericks. Mas… será que é só isso? Nesse post, faremos uma revisão sobre o que pode ser apresentado amanhã no evento. Se nada disso acontecer, a culpa não é nossa se eles mudam de planos do nada.

Logo, vamos revisar tudo o que pode ser anunciado amanhã pela Apple.

(Com certeza) Novos iPads (iPad 5 e iPad mini 2)

Os principais destaques do evento de amanhã podem ser os novos iPads. A quinta geração do iPad deve ser um produto completamente redesenhado, e a segunda versão do iPad mini deve receber melhorias de especificações, para um melhor desempenho.

As fones de tecnologia que especularam sobre o assunto nos últimos meses (e que anteciparam os novos iPhones antes dos mesmos serem anunciados pela Apple) indicam que o novo iPad 5 terá uma aparência externa muito mais próxima ao do iPad mini, com laterais mais finas. Já o iPad mini incluiria a esperada tela Retina. Nos dois casos, também é esperado que a Apple inclua o novo processador A7 e o identificador biométrico Touch ID.

Em junho de 2014, a Apple mostrou a sua nova versão do sistema operacional para desktops e notebooks, o OS X Mavericks, e prometeu o seu lançamento para o final de 2013. Logo, está quase confirmado que este evento também servirá para apresentar mais novidades e recursos ainda não anunciados, além da sua data exata de lançamento e o seu preço. Muito provavelmente ele deve estar disponível no mesmo dia do evento, ou poucos dias depois.

(Provavelmente) Novos Macs

Na parte de computadores, além do OS X Mavericks, a Apple deve revelar mais detalhes sobre o novo Mac Pro, que foi apresentado na WWDC 2013. O produto recebeu uma radical reformulação de hardware, recebendo não só novas e turbinadas especificações técnicas, mas também apresentando modificações importantes na sua estética.

O novo MacPro é agora um cilindro tecnológico, com a parte central aberta. As novas características do produto incluem um processador mais rápido, memórias Flash com maior velocidade, além das conectividades Thunderbolt 2, HDMI e USB 3.0.

A Apple deve finalmente contar ao mundo quanto vai custar para nós ter um produto como esse em casa.

Por outro lado, o MacBook Pro pode apresentar diferenças em seus dois modelos: dos modelos com tela Retina é esperado pelo menos uma atualização para os processadores mais recentes da Intel (da linha Haswell), o que deve se converter em um maior desempenho para o produto. Por outro lado, os modelos cuja tela não possui retina não são atualizados desde junho, e a tela com especificações melhoradas pode ser uma das novidades desses modelos.

O Mac Mini é outro produto que não é atualizado desde outubro de 2012, e pode receber uma nova versão. Alguns rumores apontam para alguma menção da porta Thunderbolt 2, uma vez que a primeira versão do Thunderbolt foi lançada no final de 2011.

Uma Nova Apple TV (talvez)

Alguns veículos de imprensa (inclusive nós aqui no TargetHD) chegaram a publicar um vazamento da versão alemã do site da Amazon, que apontava para uma nova versão da Apple TV. Alguns rumores foram ditos sobre isso nos últimos meses, mas não com tanta ênfase como acontece hoje com os novos iPads. O que fez reacender a fogueira de especulações sobre esse tema foi justamente esse vazamento. Logo, não será surpresa se o produto aparecer no evento, atualizado e repaginado.

Novos iPods (pouco provável)

Como a Apple não falou sobre novos iPods no evento de lançamento dos novos iPhones (e eles mesmos afirmam que estão com um monte de coisas para contar”, existem os mais otimistas que estão na esperança que a empresa de Cupertino apresente novas versões do seu player musical. Particularmente, acho pouco provável de acontecer, mas não completamente impossível. A Apple não decretou oficialmente o fim da produção dos seus players musicais. Logo, enquanto há vida, há esperança.

Por outro lado, as vendas dos iPdos caem de forma vertiginosa a cada trimestre. Com os usuários buscando outras soluções para ouvirem as suas músicas preferidas (e em muitos cassos, aproveitando da portabilidade), não será surpresa se esse segmento chegar ao fim em um futuro próximo.

Apple HDTV e iWatch (quase certeza que não)

Essas são duas novidades muito esperadas e especuladas pelos analistas e especialistas em tecnologia, e são produtos considerados como certos entre as futuras iniciativas de inclusão de mercado da Apple. Porém, nada aponta para um lançamento de qualquer um deles para o final de 2013. Talvez o iWatch contasse com mais chances de ser apresentado (e, se for anunciado amanhã, será uma imensa surpresa para todos. Talvez fosse até positivo o lançamento do relógio inteligente da Apple agora, mas por outro lado, pode não ser algo estrategicamente sábio. O melhor mesmo é deixar para o começo de 2014.

O mesmo acontece para a suposta Apple HDTV. É fato que é a intensão de Tim Cook e sua turma é adentrar de forma séria nesse terreno, mas acredito que o produto ainda está em estágio de desenvolvimento, e espera um momento mais adequado para ser anunciado. Logo, não é possível sequer imaginar que será anunciado amanhã. Se for, é mais uma surpresa daquelas. Mas não vamos reclamar por conta disso. Muito pelo contrário.