A terceira novidade apresentada pela Nokia no dia de hoje é uma nova versão do seu sistema operacional preferido (até a chegada do Windows Phone 7, pelo menos). O Symbian, mesmo sendo um sistema com sua existência com prazo de validade, recebeu uma nova atualização, que recebe o singelo nome de Symbian Anna.

As mudanças estão mais evidentes na sua estética visual. Agora, seus ícones são mais arredondados, dando uma aparência renovada ao sistema. Outra melhoria é a possibilidade de se utilizar um teclado virtual QWERTY na orientação retrato (ou seja, na vertical), e a Nokia promete uma digitação mais prática e veloz com esse novo teclado. Outra mudança importante é o seu novo navegador de internet, que também promete ser mais rápido. 

Melhorias no Ovi Mapas também foram aplicadas, com a possibilidade de buscas de metrôs, túneis, trens de superfície e busca de rotas avançadas. Locais de serviços também poem ser pesquisados de forma mais ágil e precisa com essa nova versão. Por fim, o Symbian Anna é mais seguro, com recursos avançados para segurança de dados do usuário.

A única dúvida é ver se essas novidades estão combinadas com uma performance mais rápida. Outras versões do Symbian são alvos de críticas pela lentidão do sistema e diversos travamentos durante o uso. Veja abaixo um vídeo demonstrativo do Symbian Anna com o Nokia X7, do site francês da Nokia.