facebook

 

O Facebook evita implementar algumas funcionalidades como o reconhecimento facial para evitar as queixas que o recurso poderia gerar, mas isso não invalida seus avanços, incluindo o reconhecimento de todas as fotos enviadas para descrições automatizadas.

Não há empecilhos técnicos para que o Facebook não nos deixe exibir uma foto e pedir para identificar as pessoas que estão nela (estando essas pessoas ou não na nossa rede de contatos). Mas também podemos imaginar a onda de reclamações sobre isso.

Mesmo assim, os sistemas de reconhecimento de imagem do Facebook funcionam além dos nossos rostos, e embora passem desapercebidos para a maioria das pessoas, são aplicadas a todas as imagens enviadas.

Quando enviamos uma foto para o Facebook, o sistema tenta reconhecer o que nela aparece para criar uma descrição de texto da mesma. Isso é útil para efeitos de pesquisa e para auxiliar os deficientes visuais. Uma foto em grupo é exibida com a descrição de “pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé, no interior…”.

Esta informação está visível na própria página HTML do Facebook onde a imagem aparece, no campo “alt” do elemento IMG. Há uma extensão no Chrome que facilita o processo de exibição dessas descrições.