O Google anunciou ontem (29) a chegada de dois novos dispositivos móveis, como o smartphone LG Nexus 4 e o tablet Samsung Nexus 10. Em comum, os dois produtos contam com a nova versão do novo sistema operacional móvel da empresa, o Android 4.2 Jelly Bean. Mesmo sendo o mesmo conceito, a versão traz interessantes novidades. A seguir, vamos conhecer as mais destacadas.

Teclado de gestos

O Android 4.2 incorpora um novo teclado que funciona através de gestos. Tudo o que você precisa fazer é deslizar o dedo entre as teclas, e o teclado vai prever o que queremos escrever. Por exemplo, se você escreve a palavra “bom”, a próxima palavra que o teclado vai sugerir é “dia”, seguindo uma lógica através das sentenças mais comuns digitadas pelos usuários. É um conceito muito semelhante ao Swype que já conhecemos, mas prometendo uma maior velocidade e eficiência na previsibilidade dos textos.

Fotos panorâmicas, com o Photo Sphere

O Photo Sphere vai permitir que o usuário faça fotos imersivas, tal como podemos ver no Google Street View. A câmera do dispositivo vai nos guiar para fazer fotos em diferentes pontos de uma cena, para agrupas essas imagens e poder ver todas essas fotos juntas, em uma única cena. Será possível ver como uma só imagem plana ou em um visor para que fique com uma aparência parecida com aquilo que vemos nas fotos do Street View hoje. Abaixo, o vídeo mostra como o recurso funciona.



Wireless Display

O recurso Wireless Display permite o compartilhamento de áudio e vídeo entre os dispositivos com Android 4.2 e televisores. É uma espécie de Airplay, mas contando com um maior suporte entre os fabricantes de eletrônicos, smartphones e tablets. A expectativa é que os primeiros players multimídia e televisores compatíveis com o recurso cheguem ao mercado já em 2013.

Suporte para contas de usuário

No Android 4.2, está presente um sistema de contas de usuários, o que será sem dúvida muito mais aproveitado pelos tablets que nos smartphones. Quando um usuário faz o download de um aplicativo, os outros usuários não terão que fazer o download de novo para instalar o mesmo aplicativo em sua conta. Quando o novo usuário faz a instalação de um aplicativo já baixado, esse aplicativo vai aparecer como se fosse um aplicativo novo, sem os dados cadastrados de outra conta. Ao mudar de conta, os aplicativos ficam em modo multitarefa, mas em um estado de suspensão, como se não estivessem funcionando, e só entrando em ação com tarefas muito específicas, como se um aplicativo concluísse o seu download no dispositivo. Além disso, cada usuário poderá ter o seu fundo de tela, sua tela inicial, seus aplicativos e jogos, e até as suas pontuações de jogos salvos.

Google Now

O Google Now recebeu melhorias, com novos itens e atualizações, começando pelo recurso de previsão do tempo, que pode não só informar o clima nesse momento, mas te oferecer uma previsão de tempo para o dia que você quiser. Se você está em uma plataforma de trem, ele pode informar quanto tempo falta para ele chegar naquela estação. A atualização também adiciona pontos de fotografias populares nas proximidades, controlar o seu pacote de dados, e oferecer informações sobre filmes em cartaz, entre outras melhorias.

Daydream

O Daydream é uma espécie de protetor de tela que mostra informações quando o dispositivo está em modo de repouso, ou quando está sendo recarregado. Parece que funciona de forma inteligente, tal como o Google Now, e vai exibir imagens de nossos álbuns, notícias dos nossos feeds cadastrados, entre outras informações.

Ações em notificações

Agora, o Android 4.2 permite que em algumas notificações possam realizar ações sobre elas. Não se sabe ainda quais são os aplicativos que suportarão estas novas notificações, mas pelo exemplo que o Google mostra, será possível, por exemplo, responder uma chamada perdida através de sua própria notificação, além de poder responder e-mails recém recebidos e outras notificações passam a ter a possibilidade de uma interação e resposta mais rápida.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Android 4.2 Jelly Bean, visite o blog oficial do Google Android.

Via SlashGear, Google