Na última quarta-feira (1), mais da metade da internet caiu ou respondia de forma lenta, por conta de uma falha no datacenter da Amazon na zona norte da Virgínia (EUA).

Muita gente no Brasil não percebeu esse incidente, pois ainda estava se recuperando dos efeitos do alto consumo de álcool durante o carnaval. Mas a verdade é que isso realmente aconteceu.

Não demorou muito para a Amazon dar as suas explicações oficiais sobre o incidente. Ao que parece, a queda parcial da internet aconteceu porque um funcionário da empresa executou um comando errado.

Simples assim.

 

Mesmo que isso pareça mentira (o que não é), o pequeno erro resultou na inutilização dos serviços da Amazon Web Services por horas.

O comando, que era para eliminar um pequeno número de servidores, acabou removendo servidores maiores, que por sua vez eram parte de outros servidores ainda maiores, o que gerou o evidente efeito cascata, que retirou boa parte da internet do ar nessa semana.

Logo, nada de pânico sobre um possível ataque hacker. Nesse caso, temos um fogo amigo. Ou um estagiário que pode perder o emprego diante dessa grande bobagem.