apple-wwdc-2014

Chegou a hora da verdade. A WWDC, evento para desenvolvedores da Apple, começa amanhã (02), no Moscone Center em San Francisco (EUA). Uma vez abertas as portas e com o início da palestra inaugural, o mundo estará atento para tudo o que a gigante de Cupertino tem a mostrar. E mesmo tendo alguma ideia do que pode estar por vir, é muito provável que veremos algumas surpresas.

Desta vez, o que é certo é dizer que o evento desse ano estará focado principalmente no software (com novas versões do iOS e do OS X). Mas com um pouco de sorte, é possível que algumas novidades de hardware e dispositivos da Apple apareçam no evento.

A seguir, temos uma breve recompilação do que podemos esperar amanhã. Vale lembrar que o evento começa às 9:45 AM – horário da Costa Oeste dos EUA (13h45, horário de Brasília).

iOS 8

apple-wwdc-2014-ios8

A WWDC é o cenário perfeito para mostrar aos desenvolvedores o que os novos softwares podem fazer. Uma atualização do iOS não só é a maior aposta para o evento, como depois das fotos vazadas nesse final de semana, é algo dado como certo.

Porém, não devemos esperar mudanças drásticas no iOS 8 como vimos no iOS 7. Mas novidades interessantes devem aparecer, para manter os desenvolvedores motivados a criar aplicativos para os dispositivos, além de manter os usuários interessados na compra de tablets e celulares da Apple.

Até agora, uma das principais novidades seria o Healtbook, a especulada “central de informação de saúde de atividade física do usuário”, com um design muito similar ao atual Passbook. Além disso, podemos ver novos recursos que preparam o iOS para a chegada de outros dispositivos (um eventual iWatch) e, com alguma sorte, um Siri um pouco mais inteligente, com maior integração com diferentes aplicativos instalados. Sem falar no Siri compreendendo o português (finalmente… está passando da hora).

Também existe uma possibilidade da Apple apresentar um novo sistema de pagamentos móveis, além de apresentar novas funções ao CarPlay, que ainda é muito limitado. Outro ponto que deve oferecer melhoras (urgentes, até) está no Mapas da Apple, que ainda não está no mesmo nível do Google Mapas, e deve receber novidades, como a informação do transporte público e melhor suporte para pedestres.

Por fim, outras possíveis novidades do iOS 8 incluem a possibilidade de rodar dois aplicativos de uma vez em uma tela dividida do iPad (que pode estar presente em um novo iPad, daqui a alguns meses), além de novos aplicativos, como o Preview e o TextEdit.

OS X 10.10

apple-wwdc-2014-osx-01

Também é dada como certa uma aparição do novo OS X na WWDC 2014. A versão atual (Mavericks) foi apresentada na WWDC 2013, melhorando o desempenho da bateria dos portáteis e oferecendo novos aplicativos e funções aos seus computadores. Não se sabe muita coisa sobre essa nova versão do OS X, mas muitos esperam ver melhorias na interface e maiores similaridades com o iOS.

Lar inteligente?

Recentemente, rumores sobre o anúncio de uma nova plataforma para o lar inteligente apareceram, fazendo com que os iPhones e iPads controlem as luzes da casa, os eletrodomésticos conectados, o sistema de segurança e outros eletrônicos domésticos. Porém, há quem diga que esta será apenas uma nova certificação oferecida pela Apple, e não um software completamente novo.

Outras possibilidades

Macs

Com um novo Mac OS X 10.10, a Apple pode apresentar novos Macs. Porém, os novos processadores da Intel (Broadwell) ainda não estão prontos. Logo, imagina-se que a Apple apresente esses novos computadores mais adiante, e não na WWDC.

Por outro lado, é possível que a Apple finalmente apresente um MacBook Air com tela Retina. Rumores de um novo MacBook Air de 12 polegadas também circulam na web, e poderemos ver uma atualização do Mac Mini, que não é atualizado desde 2012.

Apple TV

O “hobby” da Apple cresceu com o passar do tempo, mesmo sem ter muitas novidades nos últimos tempos. É possível que essas novidades apareçam na WWDC 2014, principalmente na parte de software.

iWatch

Cada vez são menores as chances da Apple apresentar um relógio inteligente (o especulado iWatch) na WWDC, mas é possível que – caso seja lançado – ele seja o dispositivo com a melhor integração com o Healthbook. Porém, é mais provável que o smartwatch da Apple só será apresentado no segundo semestre.

Beats

É possível que Dr. Dre e Jimmy Iovine, co-fundadores da Beats – e futuros funcionários da Apple – subam ao palco para tornar a compra da Beats pela Apple algo mais formal. Porém, novos produtos não são esperados.

iPhone e iPads

É quase certo que a Apple não apresentará novos iPhones ou iPads amanhã. Normalmente, eles esperam mais tempo para anunciar novas versões dos seus produtos.

Surpresas?

A Apple se caracteriza por apresentar surpresas em muitas oportunidades. Mesmo que não seja algo de hardware, é possível que a gigante de Cupertino esteja planejando algo novo para surpreender a audiência da WWDC.

Lembrando: se você tem um dispositivo da Apple (iOS, Mac OS ou Apple TV), você pode assistir o evento de abertura ao vivo.