Amigos fanáticos por tecnologia, nessa semana teremos mais um importante evento que promete mostrar alguns dos lançamentos que podem chegar ao mercado antes do Natal desse ano. Fabricantes como Samsung, LG, HTC, Motorola, entre outras estão se preparando para aquele que é o principal evento de tecnologia do terceiro trimestre do ano, a IFA 2012, de Berlim.

O evento é uma espécie de “versão europeia” da CES de Las Vegas, que acontece a cada começo de ano, oferecendo aos moradores do Velho Continente a possibilidade de ver os novos “brinquedinhos tecnológicos” que os fabricantes preparam para lançar ao mercado em um futuro próximo, com foco nos tables, smartphones e smart TVs. A diferença do evento desse ano é que ele promete ser a maior edição já realizada da IFA.

O que você precisa saber?

Para começar, IFA quer dizer “Internationale Funkausstellung Berlin” (algo como “Feira Internacional de Rádio Exibição de Berlim”), e ela é bem mais antiga que a CES, pois sua primeira edição aconteceu em 1924. Diferente do evento de Las Vegas, a IFA é aberta ao público, permitindo que os geeks “mortais” possam testar todas as novidades do mercado junto com blogueiros, jornalistas e especialistas de mercado. Todos os anos, o evento recebe visitantes ilustres. Ano passado, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em companhia com a chanceller alemã, Angela Merkel, abriram a feira, e em 1930, o evento foi oficialmente aberto por ninguém menos que Albert Einstein.

Atualmente, a atenção da feira não está mais voltada para os rádios, e sim, para os produtos de tecnologia e seus fabricantes. E os fabricantes, por sua vez, dão muita atenção ao evento. Por exemplo, no ano passado, a Samsung apresentou ao mundo o segmento “Galaxy Note”, além de novas Smart TVs. Hoje, o Galaxy Note é um sucesso absoluto. A fabricante sul-coreana espera fazer mais barulho na IFA 2012, com a chegada do Galaxy Note 2, com tela maior, mantendo a caneta Stylus, mas com mais recursos técnicos.

A HTC, por sua vez, prepara algumas surpresas para o evento desse ano. A empresa, que está tendo um ano de 2012 muito difícil, deve apresentar novos modelos com Android (os modelos com Windows Phone 8 vão ter que esperar um pouco, uma vez que a Microsoft só vai apresentar o sistema oficialmente daqui a algumas semanas).

Mas a IFA não fala apenas de smartphones e tablets. A feira se foca muito no mercado de TVs e de entretenimento doméstico, além dos setores de robótica e do mercado de “linha branca”, como eletrodomésticos. Tudo bem, a maioria de vocês não se interessam muito pelo último refrigerador lançado no mercado (bom, isso é, enquanto esse refrigerador não roda o Android), mas as Smart TVs, e os modelos com Google TV certamente serão destaques na feira, com marcas como Sony, LG e Samsung apresentando novidades nesse segmento.

Também teremos algumas novidades que devem já mostrar como os fabricantes estão se comportando em relação às recentes questões legais entre Apple e Samsung. Vale lembrar que, no ano passado, durante a IFA, de forma misteriosa, a Apple forçou a Samsung a retirar de exposição o novo Galaxy Tab 7.7, que a empresa sul-coreana estava apresentando em seus stands, horas depois de ser anunciado. Com certeza teremos advogados da Apple de olho naquilo que a Samsung vai apresentar no evento desse ano, para localizar possíveis motivos para “canetadas futuras”.

Enquanto isso, longe disso tudo, a Apple deve apresentar o novo iPhone depois da IFA, para ter todos os holofotes para si, e para, de certa forma, “dar a última cartada”. Os modelos de smartphones que serão apresentados na feira alemã certamente serão comparados com o novo iPhone que está por vir (e ainda com o iPhone 4S, que é um campeão de vendas). Isso, sem mencionar a Nokia, que no dia 5 de setembro apresenta os seus novos smartphones com Windows Phone.

Repetindo: os próximos dias serão intensos!

Com isso, a IFA se tornou um dos eventos mais importantes do ano. Vale a pena você ficar de olho nas postagens do blog, seguindo a hashtag #IFA2012 no Twitter, ou lendo os posts que vamos publicar sobre o evento (clique aqui). Para quem quer ficar por dentro das novidades, é um evento obrigatório.