780603287750571044

Estamos na semana onde a Google está no centro das atenções. Amanhã (25) e quinta-feira (26) acontece em San Francisco (EUA) a Google I/O 2014, evento anual para desenvolvedores. Como acontece a cada ano, é esperado uma avalanche de novidades, e nesse ano, as expectativas por novidades são bem altas. O que podemos ter no menu? É o que veremos nesse post.

Android Wear

z8bcvvh5xbcksk2y7xwf

Já é uma das estrelas do evento. Conhecemos os detalhes essenciais do Android Wear, mas apenas no papel (e alguns dados não oficiais). É esperado que a Google dê maiores informações sobre datas de lançamento, e que LG e Motorola façam o mesmo sobre o G Watch e o Moto 360. Também é esperada a apresentação de novas funções da plataforma, relativas ao esporte e saúde, entre outros recursos inteligentes.

Android 4.5 ou 5.0?

780474136471323057

A Google lançou o Android 4.4 KitKat em setembro de 2013, e para o evento de amanhã, é esperado que a próxima versão seja apresentada. Podemos ver o Android 4.5 ou até mesmo a versão 5.0, mas o mais provável é que teremos mais um passo intermediário (4.5).

Sobre o nome, rumores fortes falam em Lollipop. E sobre as novidades, alguns vazamentos apontam para uma reformulação da interface, e novas funções para recursos de mensagens instantâneas, segurança, otimização para melhorias de desempenho de bateria, integração com equipamentos com o Android Wear e suporte para processadores com arquitetura 64 bits.

Equipamentos Nexus

780603287882926884

É uma das grandes incógnitas da Google I/O 2014. Tudo indica que teremos novos produtos, mas esse não será um dos focos principais. O site Android Police foi o primeiro que indicou um tablet Nexus 9 fabricado pela HTC, internamente chamado de Volantis. O tablet possui tela de 8.9 polegadas (2048 x 1440 pixels) e processador NVIDIA Logan de 64 bits. Porém, é provável que a Google não apresente o produto nesse evento, e que ele só seja anunciado no segundo semestre de 2014.

Não devemos esperar novos smartphones Nexus. No máximo, uma atualização dos tablets Nexus 10 e Nexus 7, com novas especificações, ou um novo modelo Nexus 8. Apostar em novos Chromebooks é algo bem razoável.

Lar conectado

xzigbpoaman3udzt4a6z

Depois da compra da Nest (e da Dropcam, por parte dessa última), espera-se que a Google mostre novas opções aos desenvolvedores sobre a criação de aplicativos desenvolvidos para o controle do lar. A Apple deu um pequeno passo nesse sentido, com o HomeKit, e a Google não quer ficar para trás. Outra novidade poderia ser a disponibilidade comercial dos termostatos Nest fora dos EUA, Canadá e Reino Unido.

Android TV

780603296319796260

A Google quer está em todas as telas: computadores, smartphones, tablets, relógios… e TVs. A Google TV atual foi um projeto menor, sem muito sucesso. Porém, a gigante de Mountain View pode mostrar novidades nesse segmento.

O novo Android TV seria um sistema operacional para TVs que a Google pode abrir para fabricantes e desenvolvedores, tal como foi feito nos smartphones. Especula-se também no lançamento de um possível set-top box próprio da Google, um Nexus TV centrado nos conteúdos de TV e jogos, mas muitos consideram essa possibilidade algo bem menos provável.

Carros, Chromecast, Robôs, Android Silver e mais

Além de tudo o que já listamos, poderemos ver novidades em outras frentes. O carro é apenas um item, e não apenas nos carros autônomos, mas tudo o que o Android pode fazer pelos automóveis atuais. A Apple já avançou muito em suas parcerias com as montadoras para o CarPlay, e a Google deve apresentar suas armas.

Novidades sobre Chromecast, Googl, Google Glass e sobre o projeto de robôs da empresa devem aparecer. Quem sabe uma demonstração ao vivo de alguns dos novos protótipos de robôs pensados para automatizar tarefas industriais?

Outra possibilidade é a estreia da Android Silver, a nova marca de smartphones top de linha, que aposentará a marca Nexus. De acordo com diversas fontes, a Google vai concentrar nessa marca os melhores smartphones Android dos fabricantes, trabalhando com as operadoras na formatação de um serviço especial ao cliente, com o objetivo final de melhorar a marca Android no mercado mobile.

Amanhã, essas e outras dúvidas serão eliminadas. Contaremos tudo para vocês aqui no blog.