blackberry-mwc-2016

A BlackBerry, que foi tão grande no passado, foi irrelevante na MWC 2016, mesmo tendo nas mãos um dos sistemas operacionais mais sólidos e seguros do mercado, além de soluções de segurança de software comprovadamente eficientes, como o Hub. Em 2013, eles apresentaram em Barcelona o seu novo sistema operacional, atraindo a atenção da imprensa. Três anos depois, temos esse post para compartilhar o que eles apresentaram, mas ninguém deu muita atenção.

 

Os serviços empresariais se mudam com a Microsoft

microsoft-azure

Talvez por deixar de focar no usuário e voltar os olhos para as empresas, as novidades da BlackBerry são basicamente centradas ao corporativo. Uma delas é a mudança para o Windows Azure, e será responsabilidade da Microsoft alojar o serviço BES 12.

Os usuários empresariais da Microsoft contam com acesso às soluções de mobilidade da BlackBerry, com uma integração no Windows Azure. As empresas poderão instalar e gerenciar seu BES 12 atravéz do Azure, oferecendo aos administradores um sistema de implementação adicional, reduzindo custos de infraestrutura e desenvolvimento.

O AtHoc é a ferramenta de gestão de crises da BlackBerry, e deve ter a sua versão na nuvem da Microsoft, sendo acessível a partir do Azure. Assim, aos poucos vamos vendo como mais e mais serviços da BlackBerry podem ser integrados na Microsoft, que vai se tronando uma plataforma muito mais sólida e segura.

 

BlackBerry é, agora, mais segura depois da compra da Encription Ltd

A Encription Ltd é uma empresa britânica líder em consultoria de segurança, especialista em serviços de cibersegurança, e que foi adquirida recentemente pela BlackBerry, que possui agora 70% da empresa, que por sua vez possui faturamentos anuais de US$ 16.5 bilhões.

O movimento não só oferece importantes lucros para a BlackBerry, mas também vai permitir a integração de várias das soluções da Encription Ltd em seu sistema operacional e seus serviços, tanto para empresas como para usuários domésticos. Logo, a lenda de seguridade da empresa segue crescendo, e com razão.

 

Um novo canal no BBM para a saúde

bbm-saude

O último grande anúncio da BlackBerry é o que mais pode interessar o usuário comum: a criação de um novo canal no BlackBerry Messenger (BBM) para a saúde, o Sharecare.

O canal estará disponível para os quase 45 milhões de usuários ativos do BBM, e será uma via de comunicação para obter informações relativas à saúde. O Sharecare pode ser acessado com o PIN C003E6794 dentro dos canais BBM, oferecendo acesso aos usuários a médicos e outros especialistas em saúde.

Também será possível consultar blogs, ver vídeos relacionados, publicar mensagens de outros usuários, compartilhar fotos e conversar com os demais usuários conectados no canal. O Sharecare estará disponível em todas as plataformas compatíveis com o BBM (Windows, Android, iOS e BlackBerry).

A BlackBerry segue se movendo

Apesar de não ter notícias para o grande público, a BlackBerry segue em frente. O BlackBerry Priv esteve presente na MWC 2016 e não teve muita relevância. Mas as notícias para o setor empresarial são bem interessantes. O corporativo pode ser a salvação dos canadenses: compras, novos serviços e integração com outros sistemas. Aos poucos, a empresa volta a respirar.

Não apenas pela história, mas também pela simpatia que a BlackBerry desperta em muitos usuários, ficamos na torcida para que essa recuperação continue.

Via BlackBerry