Tudo azul na Microsoft. Eles se preparam para lançar o Windows 8 no dia 26 de outubro, o Windows Phone 8 chega em novembro… mas eles já pensam na próxima versão do Windows (sim, aquela depois do Windows 8). O site ZDNet informa que já existem diversas referências ao Windows 9 (se é que ele vai ter esse nome). De qualquer forma, o mais importante nessa notícia é que a futura atualização do Windows já possui nome de código definido: “Blue”.

A atualização deve estar disponível em algum momento de 2013 (segundo os rumores; eu, particularmente, só acho que ele chega em 2014, e olhe lá), mas muito provavelmente ele não trará uma mudança tão radical como o Windows 8 está oferecendo dessa vez. Duas possibilidades são especuladas pela ZDNet para o Blue. A primeira delas é que a Microsoft simplesmente está acelerando o desenvolvimento desse projeto em função do cenário atual dos sistemas operacionais móveis. O Android e o iOS oferecem, pelo menos, uma grande atualização por ano, enquanto que a Microsoft leva mais tempo que isso para fazer uma grande atualização no seu sistema. Nesse caso, a Microsoft ajustaria a sua estratégia para oferecer atualizações em intervalos menos espaçados, para manter o sistema sempre atualizado, mantendo o perfil dos seus concorrentes.

A segunda hipótese é que o “Blue” seja apenas um Service Pack, ou seja, um pacote de atualização com novos recursos e correção de problemas no Windows 8, não sendo assim uma nova versão do sistema operacional. Também pode ser uma “feature pack”, que adiciona novos recursos e características ao sistema operacional. Seja qual for o cenário, o Blue está, nesse momento, agendado para ser lançado no verão de 2013 (do hemisfério norte, que acontece no meio do ano), de acordo com as fontes da ZDNet.