A Nokia está planejando uma nova linha de dispositivos Lumia com Windows Phone 8 para 2013. Fontes próximas à empresa e familiarizadas com os planos futuros revelaram ao site The Verge que o principal ponto é que a fabricante finlandesa quer colocar como principal ponto de mudança no “Nokia Catwalk” (nome chave) é o material de sua construção, que vai passar a ser o alumínio, permitindo assim a fabricação de um smartphone muito mais leve e fino.

A mudança do material do corpo, saindo do policarbonato atual, é uma boa notícia para os usuários que esperam um produto muito mais leve que o Nokia Lumia 920, que chegou ao mercado (lá fora) com muitas críticas negativas nesse aspecto. A Nokia já conta com experiência nesse segmento: apresentou em 2010 o N8, que na época era o telefone “top” da empresa, com Symbian^3 e câmera de 12 megapixels.

Ninguém duvida que a Nokia está planejando a sua próxima geração de smartphones para competir diretamente em design e qualidade de hardware com o próximo iPhone da Apple, que deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2013. Se vai conseguir, é outra história, mas ao menos eles vão tentar.

Diferente do atual Nokia Lumia 920, um dispositivo de grandes dimensões, elevada espessura e peso, parece que a Nokia mantém o projeto do Catwalk em segredo absoluto, mesmo com detalhes como um corpo de alumínio e uma câmera muito mais poderosa que a presente na atual linha Lumia já sejam publicadas em todos os blogs/sites especializados. Como nada disso pode ser efetivamente confirmado, e nenhuma informação técnica sobre o modelo foi divulgada, ainda temos um produto que, por enquanto, só falamos na zona da teoria.

Não devemos esperar uma demonstração da Nokia na CES 2013, mas muitos analistas acreditam que a fabricante deve apresentar suas novidades na Mobile World Congress 2013, no final de fevereiro, em Barcelona.