Apple-telefono-2

Muitos consideram o iPhone como o primeiro smartphone com tela touch capacitiva. Isso é um mito falso e errado. Porém, devemos reconhecer que só quando a Apple apostou nisso é que tal formato de entrada de dados se tornou padrão no mundo mobile, ditando as regras dos smartphones que temos hoje.

Mas tudo isso tem um precedente. Em 1983, a Apple apresentou um protótipo de telefone que já deixava indícios de como eles pensavam em combinar uma tela sensível ao toque e o telefone em um único dispositivo. Mais: também vemos a inclusão de uma caneta stylus, conceito que só reapareceu agora, com o Apple Pencil para o novo iPad Pro.

A CNN informa que o encarregado do design desse produto da foto do post foi Hartmut Esslinger, que também trabalhou no Apple II, um dos computadores mais populares da década de 1980. Esse protótipo se encontra hoje com outros objetos históricos da empresa de Cupertino na Universidade de Stanford, entidade onde Steve Jobs realizou um dos seus discursos mais famosos, e que foi o local do seu funeral.