ubuntuforandroid

Em fevereiro de 2012, conhecemos os detalhes do Ubuntu for Android, um projeto que era o primeiro sinal do ambicioso projeto da Canonical – desenvolvedora do Ubuntu – em oferecer um sistema operacional universal, para todo o tipo de dispositivos.

Porém, aquele desenvolvimento ficou relegado a um segundo plano, depois da aparição do Ubuntu for Phones (ou Ubuntu Touch), e nem os próprios responsáveis da Canonical sabem muito bem qual será o seu futuro. Assim insinua as declarações feitas por Marina Engelvuori, representante da Canonical, em entrevista para a PC World.

Marina indica que “acreditamos que a U4A segue sendo um grande conceito de produto”, e afirma que o desenvolvimento como tal “está completo”.

Porém, no Launchpad.net, um dos designers da interface da Canonical, havia um pedido que fosse retirada a página do projeto, já que “não está em desenvolvimento”. A representante esclarece que “estamos centrados no Ubuntu for Phones nesse momento, e que por conta disso, não estamos impulsionando de forma ativa o Ubuntu for Android”. Porém, afirma também que “se um parceiro quiser dar um passo adiante, estaríamos abertos a lançar o Ubuntu for Android”.

Fato é que o projeto não voltou a dar sinais de vida, principalmente com os novos objetivos da Canonical, que na realidade são uma extensão do que pretendia aquele conceito original. Veremos se a Canonical acaba resgatando esse produto no futuro, ou se vai deixá-lo definitivamente no limbo que hoje se encontra.

Via PC World