A NASA escolheu uma unidade do smartphone Nexus One para ser o primeiro de sua categoria a ir ao espaço. O smartphone foi utilizado como parte do programa de desenvolvimento de micro satélites “PhoneSat”.

A ideia do programa é utilizar produtos com grande penetração junto aos consumidores (como são os smartphones) para buscar inovações na forma que os engenheiros vão desenvolver os próximos satélites de telecomunicações. Através da engenharia adotada nesses produtos, e como eles vão se comportar no espaço, é possível buscar ideias para esses futuros novos satélites apareçam.

O Nexus One em questão foi lançado ao espaço no dia 25 de fevereiro, e foi equipado com um recurso que será capaz de registrar imagens com sua câmera em 360 graus, permitindo o compartilhamento dessas imagens no Facebook ou no Twitter.

A ideia é adaptar as tecnologias do Nexus One em suas futuras operações no desenvolvimento desse satélites diminutos. A empresa Surrey Satellite Technology começou a trabalhar nesse sentido logo depois da NASA anunciar o projeto PhoneSat. Para ser enviado ao espaço, o smartphone passou por diversos testes para suportar as condições espaciais, incluindo o teste de temperatura, confirmando assim que o dispositivo não vai se despedaçar ou ficar inutilizado ao alcançar a atmosfera.

Via HTC Blog