xbox-page-top

Os rumores sobre um Xbox permanentemente conectado na internet começam a tomar uma nova perspectiva com a publicação das informações que sugerem um uso marcadamente multimídia para o novo console da Microsoft. Segundo informa o site The Verge, diversas fontes anônimas próximas ao assunto teriam confirmado que a terceira geração do Xbox utilizará um sistema de conexão via HDMI a outros dispositivos, e um guia de programação no estilo do Google TV, tornando possível que o console tome o controle de sintonizadores de TV a cabo e via satélite.

Na prática, isso quer dizer que o seu futuro Xbox pode ser utilizado para você ver a partida de futebol do seu time, sem a necessidade de utilizar um controle adicional para isso. Você poderá controlar tudo via Kinect (o novo Kinect, que virá com o novo console). De fato, o software interno do console será capaz de reconhecer os movimetnos de sua cabeça ou olhos para pausar a reprodução de conteúdos de forma automática, evitando dessa forma que você perca a parte de um filme ou do jogo que você está assistindo. E essa só seria uma das novas funções que estariam por vir.

A notícia do The Verge se encaixa com as informações rumoradas anteriormente, que faziam referência a uma entrada HDMI no console, além de uma suposta versão desenvolvida especificamente para trabalhar como um set-top box, oferecendo acesso a conteúdos multimídia não especificados. Este modelo, mas acessível que o console convencional, seria lançado em um momento posterior.

Por outro lado, o site Kotaku encontrou várias referências que indicam a existência teórica ou real de uma XTV, enquanto que uma mensagem no LinkedIn registra algum tipo de sistema de identificação de vídeo, no estilo que o Shazam oferece hoje. Tudo isso pode ou não estar relacionado com uma das ofertas de emprego que a Microsoft publicou, solicitando candidatos para desenvolver uma “experiência na nuvem otimizada por voz”, além da próxima geração do SmartGlass.

Vale a pena recordar também que a Microsoft vendeu recentemente a sua divisão Mediaroom, e basicamente desistiu do seu Media Center. Essas duas circunstâncias podem muito bem se encaixar em sua suposta estratégia para transformar o seu novo Xbox em hub multimídia de sua casa. Seja como for, a gigante de Redmond deve anunciar em breve o evento oficial de apresentação do seu console, e imaginamos que o entretenimento doméstico formará parte do repertório do evento.

Via – The Verge
Via – Kotaku