No terreno da fotografia, muito além de alcançar uma alta qualidade dos sensores para conseguir as melhores fotos (na teoria), poucas inovações aconteceram. Porém, esse sensor apresentado pela Panasonic pode mudar o rumo do mercado, oferecendo a possibilidade de capturar imagens em 3D com apenas uma lente.

Não faz muito tempo que falamos da Samsung NX300, a primeira câmera 3D com apenas uma lente, mas a tecnologia da Panasonic é diferente. A Samsung conseguiu obter imagens em 3D graças aos dois obturadores na própria lente. Cada um deles capturava a partir de uma zona (esquerda e direita) forma que as duas imagens combinadas possam formar a imagem tridimensional.

O sistema desenvolvido pela Panasonic é bem mais complexo. De fato, utiliza uma lente junto com uma capa composta com micro lentes digitais (DML). O sistema separa primeiro a luz, e depois intensifica e posteriormente coloca nos respectivos píxels no sensor de tal forma que se separem aqueles que correspondem ao olho direito com os do olho esquerdo. Os sinais recebidos serão processados posteriormente para criar imagens em 3D.

Segundo a Panasonic, o sistema poderá dotar todas as câmeras com esta capacidade, desde os modelos reflex de linha alta até os smartphones, passando pelas câmeras compactas. Por estar em desenvolvimento, o sensor tem um longo caminho a percorrer antes de chegar ao consumidor. Por enquanto, ele só é capaz de gravar objetos em 3D que estão a, no máximo, um metro de distância da lente. De qualquer forma, eles anunciaram que começarão a implementar essa tecnologia nos smartphones a partir de 2014.

Via Gizmologia