windows-10-logo

A Microsoft anunciou na BUILD 2016 o Windows 10 Anniversary (antes, Redstone), próxima atualização do sistema operacional que será publicada no mês de julho.

Com ela, teremos uma reformulação no menu iniciar, elemento presente desde o Windows 95 e eliminado provisoriamente no Windows 8, em favor da interface Modern UI (antes, Metro), voltando já no Windows 9.1. Agora temos um menu de usuário avançado, que pode ser acionado com o botão direito do mouse.

No Windows 10, a Microsoft fez uma nova reformulação, com um híbrido entre o clássico menu do Windows 7 e a tela inicial do Windows 8, adicionando o estilo do Modern UI. Já no Windows 10 Anniversary, uma nova mudança, mas esta será apenas se os usuários assim desejarem, uma vez que a Microsoft pede a opinião dos usuários.

Não espere aqui o menu do Windows 7. A base geral do Windows 10 se mantém, e as mudanças são até agora pequenas.

widows10_3

O menu pode se expandir do lado esquerdo, com um grupo de atalhos, e à direita, se ativarmos a aba ‘todos os aplicativos’.

widows10_2

Do mais, será ainda mais personalizável que é agora, incluindo melhorias nas Live Tiles. As mudanças podem ser revisadas nesse link, e você pode votar sobre essas mudanças nessa enquete.

 

Windows 10 Anniversary

continuumhandoff

O Windows 10 Anniversary recebe melhorias mais importantes do que a reformulação do menu iniciar. Até agora, sabemos que afetam o suporte para os lápis óticos, a escrita direta na tela e a maior integração entre o Ink Workspace e o Cortana. Terá uma nova central de atividades, notificações para smartphones Android e as Live Tiles agora levarão diretamente a informação que mostram.

O Continuum será ainda mais relevante, com uma função parecida com o Handoff da Apple, permitindo atender uma chamada telefônica do smartphone diretamente no PC. Também é possível abrir um documento do Word no PC e seguir trabalhando no ponto onde abandonamos esse documento em um tablet ou smartphone. Ou o contrário. Tudo isso sincronizado na nuvem via OneDrive, que também será melhorado.

O Edge será outro grande beneficiado nessa atualização, incluindo as extensões e recebendo a função Windows Hello, permitindo a autenticação biométrica para iniciar seções em sites. O tema escuro do Windows 10 será oferecido como padrão na próxima atualização.

Vale uma menção especial para o Project Centennial. A promessa da Microsoft para levar aplicativos Win32 para a Windows Store finalmente começa a amadurecer com o anuncio de um conversor dos aplicativos de desktop para aplicativos universais, que podem ser executados com qualquer dispositivo com Windows 10. Só funcionarão com aplicativos nas plataformas x86, deixando a plataforma ARM de fora.

Interessante também é citar a integração do Ubuntu Bash no Windows 10, além da confirmação que todo o trabalho de desenvolvimento na Microsoft passa pelo Windows 10, enquanto que as versões 7 e 8.1 receberão apenas pacotes de segurança.

Por fim, relembramos que a atualização gratuita vale até o dia 29 de julho.