Não foram poucos os rumores publicados ao longo do ano sobre a volta triunfal de Kim Dotcom e do Megaupload. E, pelo visto, esses rumores são reais, e já tem data para serem confirmados: 20 de janeiro de 2013, exatamente um ano após a prisão do próprio Dotcom.

Quem confirmou esse retorno foi o próprio Kim Dotcom em uma mensagem na sua conta do Twitter. Além da informação de data de relançamento, ele promete uma plataforma mais segura, eficiente e o mais importante, livre. Ao longo dos últimos meses, ele deixou várias dicas sobre como seria essa futura plataforma, e até um vídeo promocional, que você poderá ver no final desse post.

O Megaupload já chegou a contar com mais de 50 milhões de visitantes únicos por dia, e teve o apoio de diversas celebridades, incluindo os pertencentes da indústria musical norte-americana. Até que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos se encarregou de fechar as portas do serviço, em janeiro de 2013. O novo serviço recebe o nome de Mega, e vai armazenar todos os conteúdos na nuvem, para que as autoridades tenham um pouco mais de trabalho para ter acesso a esses conteúdos. A estratégia é a mesma tomada recentemente pelo The Pirate Bay.

Além disso, o Mega contará com um sistema de codificação, onde cada usuário será o único responsável pelos seus arquivos, e o serviço nunca vai saber qual é o conteúdo lá postado. Com isso, o serviço será 100% legal, aos olhos da legislação norte-americana.

Via