Todo mundo sabe que a Apple está em uma batalha mundial contra a Samsung por causa de violação de patentes, e um dos argumentos mais fortes da empresa de Cupertino é  que a Samsung, deliberadamente, “copiou” o formato do iPhone em seus modelos. Porém, muitos sites lá fora estão de olho em fotos como a que você vê acima, para lembrar que a própria Apple pode estar fazendo o mesmo, e sendo chamado por aí como “empresa inovadora” e com “design único”. Bom, não sei você, mas acho que a Nokia não deve estar gostando muito do design do novo iPod Nano.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Apple “se inspira” no design de alguém para seus produtos. Veja a foto do LG Prada, lançado em 2006, comparado com o iPhone 4, lançado em 2010. Aliás, esse foi um dos argumentos utilizados pela Samsung para dizer que “a Apple não é tão inovadora assim” no tribunal da Califórnia, e que, estranhamente, foi recusado pela juíza Lucy Koh. Veja e tire suas próprias conclusões.

Fato é que sites como o Reddit, CNET e o BGR.com, que são veículos de prestígio lá fora, observaram a mesma coisa, e até afirmam que o design do novo iPod Nano apresentado ontem parecia “desconfortavelmente familiar”. Uma coisa que é sempre bom lembrar: apesar de todos os seus erros e tropeços, a Nokia foi muito bem sucedida com o design dos novos modelos Lumia, apresentados ainda em 2011, e é justamente o formato dos smartphones apresentados em 2012 que se estabelecem como um dos pontos positivos dos novos smartphones (Lumia 920 e Lumia 820).

Outro ponto que devemos levar em consideração, é que a própria Apple utilizou como argumento em seu julgamento contra a Samsung no tribunal da Califórnia os modelos Nokia Lumia como exemplo de “como fazer um smartphone sem precisar copiar o design do iPhone”.

Uma coisa é certa. As versões prévias do iPod Nano (com exceção da penúltima, que era um quadrado com tela touchscreen) sempre seguiram a mesma lógica de formato e design. Porém, o novo Nano apostou em uma tela maior, com um único botão central. Tudo bem, eles podem fazer isso. porém, fizeram de tal forma que o seu acabamento ficou muito parecido com o Nokia Lumia, o que faz levantar as suspeitas de todos. Para resumir: é basicamente o Nokia Lumia, com um botão Home.

Eu não me atrevo a dizer que o produto é uma “cópia”, pois seria tendencioso da minha parte. Afinal, outros veículos ditos especializados conseguem colocar “cópia” e “muito parecido” na mesma frase do título de post, apenas para atrair os haters. Levantei sim a questão no título: para vocês, o que a Apple fez? Se inspirou em algo que chegou a elogiar nos tribunais? Ou copiou de forma deliberada, porque sabe que esse é um dos pontos fortes dos modelos Lumia?

Deixo a pergunta para vocês responderem.

Via CNET, MyNokiaBlog, BGR.com