google

O Google Glass foi apenas o começo. O futuro dos dispositivos “wearables” não só passa pelo imaginário do pessoal de Mountain View para os dispositivos de realidade aumentada, mas também por pequenos dispositivos em comunicação direta com algumas das partes mais delicadas de nossa fisionomia, para melhorar nossa qualidade de vida. Essa teoria se alinha com os objetivos de suas novas lentes de contato para portadores de diabetes, e com elas, a Google abre uma variante paralela ao seu projeto Calico, que tem como principal propósito aumentar a expectativa de vida do ser humano.

Graças aos últimos avanços em miniaturização de componentes eletrônicos, as lentes desenvolvidas pela Google permitirão que os diabéticos possam controlar os seus níveis de glicose no sangue, sem a necessidade de agulhas ou kits de análise. Tudo o que precisam é o contato direto de um sensor e o seu chip sem fio associado, distribuídos em forma de capas.

As lentes enviarão as notificações correspondentes aos dispositivos externos, utilizando uma antena de rádio de consumo ultra-reduzido, mas a Google já está pensando na possibilidade de integrar micro LEDs de cores, para avisar o usuário, em caso de emergência.

google lente

As lentes da Google lembram bastante as desenvolvidas pela Universidade de Western Ontario em 2009, se bem que não há menção de alguma colaboração mútua entre as duas instituições. A única informação que temos é que o projeto das lentes do pessoal de Mountain View teria sido desenvolvido nos laboratórios secretos da Google X, no departamento de I+D avançado da empresa.

Segundo a Google, o projeto ainda não está suficientemente madura para iniciar a sua comercialização, mas já está pronto o suficiente para chamar a atenção de possíveis empresas interessadas em ajudá-los em seu desenvolvimento. Nesse momento, a Google busca parceiros com mais experiência na indústria médica, com o objetivo de materializar o dispositivo, ao mesmo tempo que mantém conversas com as autoridades médicas dos Estados Unidos, para acelerar a sua possível implantação.

google-lentes
Via Google+
Via Blog oficial da Google