A RIM parece que está fazendo a lição de casa, e se preparando da forma correta para o lançamento do BlackBerry 10. Faltando pouco mais de uma semana para o lançamento oficial do novo sistema operacional móvel da empresa, eles anunciaram uma nova proposta de loja de aplicativos. Na verdade, é uma reformulação na loja já existente. A BlackBerry App World não existe mais, dando lugar à nova BlackBerry World.

Essa é uma aposta bem interessante por pare dos canadenses, já que, finalmente, eles passam a incorporar um conteúdo multimídia para a sua loja virtual. Logo, o usuário não vai encontrar apenas aplicativos na loja, mas também músicas e vídeos (incluindo programas de televisão e filmes) para serem consumidos nos dispositivos BlackBerry.

Por causa dessas mudanças o termo “app” deixa de existir no nome da loja. A partir de agora, eles querem oferecer ao usuário um catálogo de entretenimento completo. Mas, como era de se esperar, essa novidade será incorporada na nova loja aos poucos, e em cada país onde a marca BlackBerry esteja disponível. Tal como outras plataformas, a RIM precisa estabelecer acordos para aquisição de licenças com as diferentes gravadoras e produtoras de TV e cinema para oferecer os seus produtos em diferentes países.

Por enquanto, os únicos países que contam com a BlackBerry World são os Estados Unidos e o Canadá. No caso do primeiro país citado, a empresa anuncia que o BlackBerry Music terá um preço de US$ 4.99, com direito a 30 dias de testes gratuitos para cada usuário.

Obviamente, a interface do usuário na loja de aplicativos BlackBerry World também sofreu uma grande modificação, que podemos notar logo de cara, quando visitamos a página oficial do serviço, ou em um dos smartphones com BB10 no estágio de protótipo, que já estão nas mãos dos desenvolvedores. No próximo dia 30 de janeiro, veremos o nascimento do BlackBerry 10 em um mercado que está plenamente dominado pelo Android e iPhone, além de demonstrar que o Windows Phone pode ser um rival de peso. A RIM espera conseguir uma fatia desse mercado nessa nova fase, mesmo sabendo que a missão é bem complicada.