Ok, é cedo demais para dizer que o produto foi descontinuado, e bem sabemos que a atenção do Google está voltada para os novos Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Mas o súbito desaparecimento do Nexus Q da página promocional de toda a família Nexus é a fumaça que pode trazer o fogo. Ou, pelo menos, que existe alguma coisa pairando no ar.

Fato é que a empresa de Mountain View apresentou os seus novos produtos via comunicado de imprensa, e não escreveu uma palavras sequer sobre o Nexus Q, e hoje, ele não é mais encontrado no site oficial dos produtos Nexus na Google Play. Vale lembrar que o dispositivo (que até hoje não sabemos direito se é um media player, ou se é um media streamer que se conecta aos dispositivos Android, ou se é um combinadão dos dois) foi apresentado no meio do ano de 2012, e foi elogiado pela elegância do seu design, mas criticado pelo seu reduzido número de funções, principalmente se considerarmos o seu preço de US$ 299.

Desde o seu anúncio, o Google adiou o lançamento do dispositivo para “tornar o produto melhor”, e enviou unidades gratuitas do Nexus Q para quem já havia reservado. Mas agora, com o seu desaparecimento da lista oficial de dispositivos Nexus, começamos a ter sérias dúvidas sobre sua comercialização. Neste momento, tudo o que fica do Nexus Q é uma página individual do Google Play, onde eles informam aos interessados que “este dispositivo não está disponível para compra nesse momento”.

Assim que tivermos um posicionamento do Google sobre o ocorrido. publicaremos aqui no blog. Mas… você já está sentindo falta do Nexus Q? Ou você não sente falta de algo que nunca chegou a existir para a maioria?

Via