Temos mais um aniversariante ilustre. Recentemente, o sistema Android comemorou cinco anos de vida, e hoje, a Mozilla comemora o oitavo aniversário do Firefox (originalmente chamado de Phoenix, posteriormente chamado de Firebird). A primeira versão do navegador foi lançada em 09 de novembro de 2004, e desde então, se tornou parte da história da internet moderna.

Desde o começo, a Mozilla apostou no potencial da comunidade de entusiastas e programadores engajados e curiosos, com o desejo de poder mudar as coisas, colocando como princípio básico a satisfação dos consumidores no lugar dos lucros. Isso deu resultado, e o Firefox conseguiu a impressionante marca de mais de 100 milhões de downloads no seu primeiro ano de vida.

Então, no começo de 2011, a Mozilla decidiu mudar o seu ciclo de desenvolvimento, com o lançamento do Firefox 4.0. A partir daquele momento, eles decidiram lançar atualizações estáveis, com uma janela de poucas semanas de intervalo, adotando uma estratégia similar a adotada pelo Google Chrome. A decisão não agradou aos seus desenvolvedores, uma vez que eles tinham que lidar com os diversos problemas de falta de compatibilidade de suas extensões. Afinal de contas, você mal terminava o desenvolvimento de uma versão compatível, e em pouco tempo, tinha que começar o processo novamente, para atender a atualização recém chegada.

Mesmo assim, as versões deste navegador eram cada vez mais rápidas, mais seguras, mas exigindo um maior consumo de memória (esse último problema foi parcialmente resolvido, mas ainda é um problema para muitos usuários). Além disso, o usuário agora possui um grande poder de personalização em cima do Firefox, tornando o navegador mais fácil de ser utilizado. Recentemente, a Mozilla levou todo o potencial do Firefox para os milhões de usuários de smartphones Android, expandindo assim a sua clientela.

Em um mercado competitivo como é o dos navegadores, onde a inovação e novas ferramentas são uma peça fundamental para o sucesso, a Mozilla segue investindo em sua aposta de expandir as suas possibilidades de “ser social”  e “ser colaborativo”. No dia 22 de outubro, ele passou a integrar uma API social do Facebook dentro do navegador.

Parabéns à Mozilla pelo oitavo aniversário do Firefox. Esperamos para os próximos anos um navegador mais rápido e eficiente, mas que também tenha um menor consumo de memória. Mesmo com 8 GB de RAM e Windows 8, nossos computadores agradecem!