gi-poker

O Cepheus é o algorítimo desenvolvido pela Universidade de Alberta que, se não pode garantir 100% de vitórias no pôquer, ao menos se apresenta como praticamente infalível. Para derrotá-lo, será necessário que você gaste mais de 70 anos de jogos contra ele. Sendo assim, ele é considerado o melhor jogador de pôquer do mundo, perdendo apenas uma de cada 60 milhões de partidas. E, mesmo assim, nem essa hipotética vitória humana estaria garantida pelas estatísticas.

O Cepheus é considerado imbatível no Texas Hold’em, com limite de apostas e contra apenas um rival ao mesmo tempo. Só aí temos mais de 300 bilhões de possibilidades de jogo. Se fossem mais, o tempo para calcular a estratégia perfeita seria uma barreira sobre a capacidade de processamento necessária.

A versão atual do Cepheus precisou de dois meses para encontrar uma estratégia infalível, jogando no total mais ou menos o mesmo que em toda a história da Humanidade. Isso foi possível com a ajuda de mais de 4 mil processadores (200 computadores com 24 núcleos cada), que jogavam a cada segundo mais de 6 bilhões de mãos. Em cada partida, o Cepheus aprendia algo para melhorar a sua estratégia na próxima. E, dessa forma, ele se tornou o jogador perfeito.

Mas se você quiser tentar a sorte contra ele, é problema seu. Cada um faz o que quer com o seu tempo livre, não é mesmo?

Via The GuardianUniversity of Alberta